A realização da Copa do Nordeste em Salvador como sede única vai exigir uma série de medidas dos clubes participantes. Entre elas está a exigência de realizar testes de covid-19 em todos os atletas antes de todas as partidas da competição. A medida foi anunciada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, na manhã desta quarta-feira.

– Fiz a exigência que todos os jogadores, antes de deixarem a concentração, serão testados. Conseguiremos descobrir se o jogador está contaminado ou não antes dele entrar em campo. Foi uma exigência adicional que fizemos e que foi acatada pela Liga do Nordeste e pelos clubes – disse ACM Neto.

Testes de covid-19 terão que ser feitos antes de cada jogo da Copa do Nordeste — Foto: Augusto Oliveira/ASCOM CSA

Testes de covid-19 terão que ser feitos antes de cada jogo da Copa do Nordeste — Foto: Augusto Oliveira/ASCOM CSA

De acordo com o prefeito da capital baiana, houve um acerto com o governo do estado para estabelecer protocolos para que a cidade pudesse sediar os jogos. O entendimento das autoridades é de que, com portões fechados, não há maiores riscos em receber a competição.

– Discutimos com o governo do estado, conversei com governador, analisamos detalhadamente os protocolos, compreendemos que são protocolos seguros e que, portanto, é possível autorizar a realização dos jogos da Copa do Nordeste em Salvador. Clubes terão que cumprir protocolo rigoroso desde a chegada no aeroporto, no caminho do hotel, na concentração, no treinamento e na partida. Até o dia que deixar a cidade. Haverá um protocolo muito rigoroso. O protocolo da CBF é bastante completo – acrescentou o prefeito de Salvador.

A Copa do Nordeste terá reinício no dia 21 de julho e vai até o dia 4 de agosto. Entre os estádios que podem receber o torneio está a Arena Fonte Nova, onde há um hospital de campanha montando. Por isso, a utilização do estádio tem sido questionada.

– Não posso responder pela Arena. O equipamento não é municipal. A decisão não cabe a mim. Aí somente o governo pode responder – afirmou ACM Neto.

A Fonte Nova, através de sua assessoria de imprensa, disse que só irá se manifestar sobre a possibilidade de receber os jogos da Copa do Nordeste quando for comunicada oficialmente da decisão.

Compartilhar