As chamas dos incêndios florestais nas cidades de Barra (a 675km de Salvador), Barreiras (a 863km de Salvador), Ibotirama (a 655km da capital baiana) e Xique-Xique (a 518km de Salvador) tiveram a situação controlada neste domingo, 4.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), bombeiros especialistas em combate a incêndios florestais conseguiram diminuir mais a linha de fogo em Barra, além de poucos pontos de calor visualizados pelos pilotos, as quais os bombeiros realizaram o rescaldo e monitoramento a pé.

O CBMBA também alerta que a situação já esteve a esse nível anteriormente, porém, a insistência em atear fogo em pastos, por exemplo, fez com que a situação voltasse a se agravar. Os bombeiros seguem também orientando a comunidade sobre o perigo da prática.

Nesta segunda-feira, 5, a equipe vai permanecer na mesma área de atuação.

Barreiras

Já em Barreiras, os bombeiros atuaram com o apoio da aeronave modelo airtractor, do Programa Bahia Sem Fogo. Os militares mapearam a pé e com sobrevoo, o pico da Serra da Bandeira e traçaram, juntamente com o piloto do avião, a área a ser combatida.

Ibotirama

Em Ibotirama, os bombeiros finalizaram o aceiro no entorno da região atingida pelo fogo. Foram encontrados no local alguns pontos quentes e foi feito o resfriamento, evitando assim a propagação pra locais ainda não atingidos pelo fogo.

Os militares também fizeram o reconhecimento de outra área utilizando um drone. Nesta segunda, os bombeiros vão atuar em conjunto com funcionários de algumas propriedades particulares no intuito de controlar o foco que se propaga pela serra.

Xique-Xique

Neste domingo o CBMBA iniciou o combate em Xique-Xique, no incêndio na área das torres de produção de energia eólica com o apoio de duas aeronaves modelo air tractor, que fizeram lançamentos nos pontos mais críticos. Policiais militares da Cipe/Semiárido e funcionários da companhia também auxiliaram.

Os bombeiros finalizaram o combate quando não havia mais riscos para comunidade local, bem como ao parque eólico. Nesta segunda eles irão retornar a área.

Compartilhar