Um incêndio de grande proporção que atinge uma área da cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, na terça-feira (29), segue sendo combatido por bombeiros, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) nesta sexta-feira (1º). Já foram mais de 1000 hectares atingidos pelo fogo, o que equivale a aproximadamente 1000 campos de futebol.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida é de difícil acesso o que dificulta o combate dos bombeiros e brigadistas. O fogo já chegou à Serra das Almas, consumindo a vegetação em seis reservas particulares do patrimônio natural.

Vinte e três militares do Corpo de Bombeiros e dez brigadistas, com apoio de seis aeronaves e um helicóptero, trabalham para controlar as chamas.Bombeiros advertem

Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.

Veja as principais dicas de prevenção:

Não jogue lixo em terrenos baldios;

Não queime resíduos;

Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;

Não solte balões;

Não deixe crianças brincarem com fogo;

Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais.

Compartilhar