O governador Rui Costa anunciou em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite de quarta-feira (8), que o atendimento no Hospital Espanhol deve começar na próxima semana. Fechado há mais de cinco anos, o hospital foi anunciado como unidade de tratamento a pacientes co coronavírus.

Segundo Rui Costa, os trabalhos de requalificação do antigo hospital estão previstos para serem concluídos neste fim de semana, quando as primeiras equipes de saúde começam a trabalhar na unidade.

O governador destacou que as equipes vão entrar na unidade, se preparar para, a partir da próxima semana, já receber pacientes.

Na transmissão, Rui Costa falou ainda que os nove governadores que fazem parte do Consórcio Nordeste estão planejando uma compra coletiva de respiradores. Para isso, eles pretendem contratar uma empresa aérea para trazer os aparelhos da China o mais rápido possível e com menos risco do material não chegar.

Hospital Espanhol

A unidade terá 160 leitos entre Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e apartamentos. “Nós vamos utilizar 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais o equivalente de leitos de apartamentos para depois que as pessoas tiverem alta”, disse o governador.

Em 30 de março, foram abertas as inscrições para formação de banco de dados interessados em trabalhar no Hospital Espanhol. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 300 vagas, para áreas da saúde e administrativa, como analista financeiro, recepcionista, enfermeiro, fisioterapeuta, maqueiro, técnico em laboratório e outros.

Até a manhã desta quinta-feira (9), a Bahia havia registrado mais de 510 casos confirmados de coronavírus, com 18 mortes em decorrência da doença.

Compartilhar