Em mais uma dobradinha da Mercedes na atual temporada da F1, Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton no primeiro treino livre do GP da Itália, em Monza. O finlandês marcou 1m20s703 e foi 0s245 mais rápido do que o hexacampeão e líder do campeonato.

Mas o treino ficou marcado pela batida de Max Verstappen, que danificou a asa ao escapar na Variante Ascari. O piloto da RBR conseguiu voltar ao treino e ficou em quinto, atrás de Alexander Albon, seu companheiro de equipe, e do surpreendente Daniil Kvyat, da AlphaTauri.

Completaram os dez mais rápidos, da sexta à décima colocações, Pierre Gasly (AlphaTauri), Sergio Pérez (Racing Point), Lando Norris (McLaren), Daniel Ricciardo (Renault) e Carlos Sainz Jr. (McLaren).

Resultado do treino

Resultado do primeiro treino livre em Monza — Foto: Reprodução/FOM

Resultado do primeiro treino livre em Monza — Foto: Reprodução/FOM

Batida de Verstappen

Max Verstappen causou a única bandeira vermelha da sessão ao bater na saída da Variante Ascari. O piloto da RBR escapou de traseira na segunda perna da variante, rodou e bateu de leve na proteção de pneus. Apenas a asa dianteira foi danificada, e a equipe conseguiu recolocar o holandês na pista apenas 22m15 após o acidente.

Hamilton escapa de leve

Lewis Hamilton também deu sua escapada, mas de uma forma mais inofensiva: no fim da reta dos boxes, o hexacampeão freou tarde demais e passou reto na chicane. Com calma, o inglês contornou os blocos de isopor posicionados na área de escape e voltou ao traçado. Logo depois, Bottas errou no mesmo lugar.

Mais escapadas

Outros dois que deram suas saídas de pista foram Sebastian Vettel e Romain Grosjean. Primeiro, o alemão travou os pneus dianteiros na aproximação da Variante della Roggia – Minutos depois, o francês “fritou” os pneus de forma ainda mais acentuada e passou reto. Os dois voltaram à pista.

No finalzinho do treino, Pierre Gasly foi o segundo piloto a rodar, também na Variante della Roggia. Mesmo tendo parado na caixa de brita, o francês da AlphaTauri conseguiu manobrar o carro para voltar ao traçado e voltar aos boxes.

Vettel sofre e erra

De “aviso prévio” da Ferrari, Sebastian Vettel sofreu com a falta de velocidade do carro da equipe italiana em Monza. Além de ficar na 19ª e penúltima colocação, até mesmo atrás de Roy Nissany, reserva da Williams, o alemão deu duas escapadas da pista, tamanha a instabilidade do modelo SF1000. Seu companheiro Charles Leclerc foi o 11º.

Compartilhar