Céu nublado com possibilidade de chuvas intensas, fracas a moderadas, acompanhada por trovoadas, com risco de alagamentos em áreas isoladas da cidade. Essa é a previsão meteorológica da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para este final de semana (07 e 08/03).

Por volta das 23h39 desta sexta-feira (6), a Codesal emitiu um comunicado alertando que há risco para alagamento e pequenos deslizamentos de terra. De acordo com outros comunicados divulgados nesta sexta-feira (6), o acumulado previsto para o período é de 20 a 40mm. E mais: de acordo com a previsão, essas chuvas devem reduzir a partir de quarta-feira (11).

Segundo informações do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o fenômeno que ocasiona o tempo instável está associado à zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Nas últimas 24 horas, os bairros com maior acumulado de chuvas foram Palestina (40,2mm), Valéria (35,6mm) e Águas Claras (25,6mm).

(Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)

Por volta das 11h desta sexta-feira, a chuva em alguns bairros de Salvador já colocava a população em alerta na capital baiana. De acordo com o registro dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior índice de chuvas foi no bairro de Valéria, que teve 34.1 mm de chuva em apenas uma hora. Logo em seguida, vinham os bairros de Águas Claras e Tancredo Neves, ambos com 3.93 mm de chuva registrado.

Nesta manhã, a Codesal registrou 18 ocorrências relacionadas à chuva até 11h desta sexta-feira. Dessas, a maioria era de ameaças de desabamento (5 casos). Houve, ainda, quatro ameaças de deslizamento, um detalhamento e uma árvore ameaçando cair, entre outras situações. A Codesal lembra que, em caso de emergência, o cidadão deve discar para o telefone gratuito 199.

Compartilhar