Por Carlos Martins
O gigante avião Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo já está próximo do seu fim da linha: a última unidade já teve sua fuselagem, asa e cauda montadas.

O jato é o maior avião de passageiros do mundo, mas sofreu com a falta de encomendas ao longo dos anos, principalmente por ser “grande demais” e ter quatro motores, enquanto a tendência do mercado apontava para aviões mais econômicos, fazendo rotas mais longas e de nicho.

Esta última unidade tem o número de série 272 e foi flagrado pelo spotter French Painter em Toulouse, sede da principal fábrica da Airbus. Assim como os anteriores, e a maioria dos A380, este vai para a árabe Emirates, que já opera 115 unidades do grande jato.

Várias empresas aéreas, como a Air France, já decidiram por aposentar o jato de uma vez por todas, enquanto outras avaliam fazer o mesmo em breve, como a Lufthansa, que aponta que o A380 não tem futuro na companhia (clique para acessar).

No Brasil, o jato voou regularmente apenas pela Emirates, que chegou a planejar a volta do A380 na rota Dubai – São Paulo para outubro próximo, mas já voltou atrás e não voará com o gigante no país até pelo menos 2021.

Compartilhar