O deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação endereçada ao governador Rui Costa, sugerindo a disponibilização de UTIs móveis para os consórcios regionais de saúde. O objetivo, explica o parlamentar, é auxiliar os municípios baianos no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O proponente lembra que o país vive, atualmente, o que os especialistas chamam de interiorização da contaminação. “Diversos estados da federação conseguiram controlar os casos de disseminação da Covid-19 nas capitais e cidades mais populosas. Contudo, tem se observado, neste momento, o crescimento exponencial de casos em diversas cidades do interior do país. No caso da Bahia, as cidades mais afetadas são principalmente aquelas de pequeno porte, onde os casos de infecção não demonstraram significativa incidência nos primeiros meses de deflagração das medidas de controle epidemiológico”.

Para o deputado, o poder público deve, agora, se dedicar a viabilizar o auxílio no tratamento e transporte dos doentes que residem em cidades mais afastadas dos grandes centros de tratamento com leitos de UTIs. “Para tanto, é necessária a intervenção do nosso governador para dotar os consórcios regionais de saúde de instrumentos que possam se somar aos diversos esforços já materializados no controle definitivo do vírus”, indica o pedetista.

 

Compartilhar