Garantir a continuidade dos serviços de saúde de forma efetiva no município e preparar a estrutura para o caso de aumento de pacientes com sintomas da Covid-19 foram alguns dos temas tratados na reunião ocorrida na manhã deste domingo (22/3), no gabinete da Secretaria de Governo (Segov), com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e de membros da Sala de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus.

Na oportunidade, o gestor municipal reiterou o compromisso em cumprir o seu papel no combate ao coronavírus. “Estamos empenhados nesta luta. Enquanto governo, não apenas a Secretaria da Saúde está mobilizada, mas outras pastas também, como a Secretaria da Fazenda, que está organizando a questão orçamentária, pois estamos realizando um estudo para a implantação de um centro intensivo, com os equipamentos necessários, a exemplo de respiradores, caso ocorra uma crise. Para isso, precisamos de orçamento, de estrutura, cuidar também da parte burocrática”, destacou.

Outro tema abordado no encontro diz respeito à campanha de vacinação para proteção contra influenza sazonal, que começa nesta segunda-feira (23/3), nacionalmente. De acordo com o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, o serviço será disponibilizado em unidades de saúde do município, e o público-alvo desta campanha, neste primeiro momento, é o idoso com idade igual ou superior a 60 anos. “Diante da quantidade limitada de vacinas disponibilizada para o município pelo Governo do Estado, apenas 1.500, priorizamos a oferta aos idosos, por ser um público prioritário”, explicou.

Para garantir efetivo nas unidades de saúde, o governo municipal se encarregará do transporte dos servidores públicos efetivos – técnicos, enfermeiros, médicos – que residem em outros municípios. Serão nove veículos, que sairão de Salvador (às 6h), de Lauro de Freitas (6h30), de Feira de Santana (5h30), de Alagoinhas (5h30) e de Dias d’Ávila (6h30) com destino à Camaçari. Em cada veículo constará uma lista com os nomes dos profissionais.

Outra medida debatida e definida para reforçar o atendimento da população que necessitar dos serviços de saúde é a implantação de um call center para esclarecimentos de dúvidas sobre o coronavírus em Camaçari. “As pessoas que atuarão no call center receberão treinamento nesta segunda e terça-feira (dias 23 e 24/3, respectivamente) e na quarta-feira (25/3) ele entra em operação. Estamos definindo os últimos detalhes e em breve vamos divulgar o número de telefone para a população”, anunciou o secretário Elias Natan.

Compartilhar