Um lote com 30 respiradores doado por uma empresa paulista desembarcou na manhã deste sábado (18), na Bahia. As máquinas foram enviadas para o extremo sul da Bahia, segundo publicou o governador Rui Costa (PT), no Twitter.

A maior parte dos equipamentos será recebida pelo município de Teixeira de Freitas – com sete casos notificacados de coronavírus -, onde será montado um hospital de campanha contra a covid-19 para atender a região.

O sul e extremo sul têm apresentado elevados índices de contaminação pelo coronavírus. Só no município de Una, onde vivem, em média, 24,6 mil pessoas, foram 12 casos.

A Bahia se prepara para o pico de infecção do novo coronavírus. Para encarar a pandemia, o estado contará com 2.418 leitos de referência para o tratamento da covid-19, entre clínicos e UTIs para adultos e pacientes pediátricos.

 

Entre as cidades baianas, Salvador será a com maior número de equipamentos, com 1.399 leitos. A capital baiana é a que mais registrou casos de infectados pela doença em todo o estado. No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia na sexta-feira (17), a capital já chegava a 540 confirmações, o que representa mais de 60% dos pacientes de covid-19 do estado, e 18 mortes.

Compartilhar