O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou na manhã desta quinta-feira (3) a vacinação contra Covid-19 para jornalistas com 40 anos ou mais, a partir de sexta (4), das 8h às 12h. A informação foi divulgada através de publicação nas redes sociais.

Ainda segundo o gestor municipal, também será iniciada na sexta-feira, no mesmo horário, a imunização de pessoas nascidas até o dia 4 de maio de 1965. Pela tarde, das 13h às 16h, os nascidos até 4 de setembro de 1965 poderão receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

“Temos novidades na vacinação em nossa cidade! Amanhã (4), das 8h às 12h, vamos iniciar a imunização dos nascidos até 4 de maio de 1965 e jornalistas com 40 anos ou mais com nome na lista. Pela tarde, das 13h às 16h, os nascidos até 4 de setembro de 1965. Vacinar é salvar vidas!”, escreveu Bruno Reis na publicação.

Na quarta-feira (2), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) indeferiu, por meio da decisão do desembargador Cícero Landim, o pedido do Ministério Público do Estado (MP-BA) sobre a vacinação contra Covid-19 de profissionais da comunicação.

De acordo com o desembargador, priorizar os profissionais de comunicação não significa deixar de vacinar os grupos prioritários que seguem o calendário de vacinação.

Os jornalistas com idade superior a 40 anos foram inclusos na vacinação contra Covid-19 após uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no dia 18 de maio. O grupo prioritário abrange ainda cinegrafistas e blogueiros registrados.

No entanto, no dia seguinte, em 19 de maio, os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MP-BA) recomendaram que o Governo da Bahia apresentasse os critérios técnico-científicos para a antecipação da vacinação contra Covid-19 de novos grupos no estado.

Vacinação de profissionais da imprensa

Na terça-feira (1º), profissionais de imprensa começaram a ser vacinados contra Covid-19 em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Os profissionais realizaram o pré-cadastro no domingo (30), após chamada pública. A prefeitura informou que os profissionais que não conseguiram realizar o cadastro, devem aguardar nova chamada.

O pré-cadastro da prefeitura de Lauro de Freitas teve como base as decisões adotadas pela CIB, que inclui profissionais de comunicação entre os grupos prioritários de imunização, destacados como trabalhadores da linha de frente no combate à pandemia.

Na quarta-feira, a prefeitura de Camaçari, cidade também localizada na região metropolitana de Salvador, informou que a vacinação dos profissionais da imprensa de 40 anos acima irá começar assim que o município receber novo lote para aplicação da primeira dose da vacinação contra a Covid-19. A imunização não tinha ocorrido antes, em decorrência da insuficiência de doses recebidas.

Para vacinação dos trabalhadores da comunicação que atuam em Camaçari, será necessário apresentar documento de identificação, CPF, apresentar comprovação de vínculo empregatício com empresa do ramo de comunicação no município ou registro de MEI.

Compartilhar