O governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner estiveram na terça-feira (28) em São Paulo com o ex-presidente Lula. Na reunião, teriam apresentado a comandante da Ronda Maria da Penha como opção para a disputa pela prefeitura da capital baiana.

“É a lógica do DNA do PT. O PT é isso: sempre busca ser protagonista. A ação do governador e do partido sempre foi nessa direção, exceto em 2016, quando nos apoiaram pela priomeira vez. Sempre querem ser apoiados, mas a reíproca invariavelmente não é verdadeira”, afirmou a deputada.

Olívia relembrou que, no último pleito municipal, Rui chegou a apoiá-la como possível postulante ao Palácio Thomé de Souza. O PCdoB, entretanto, preferiu lançar a candidatura de Alice Portugal na época. “Ele defendeu o meu nome com veemência em 2016, mas o meu defeito é não ser do PT”, disse.

A deputada criticou o fato de os petistas buscarem alguém de fora do partido para a eleição majoritária. “Nós levantamos essa bandeira [de uma candidata negra] e o PCdoB não foi buscar lá fora um nome”, declarou.

A comunista descartou ainda compor uma chapa com Denice. “Jamais. A eleição tem dois turnos. No segundo turno nos encontraremos. Que vença a melhor, ou o melhor, do campo democrático”, afirmou.

Denice não atendeu às tentativas de contato da reportagem.

Encontro com Fabya – Na última semana, Lula esteve reunido em Belo Horizonte com a secretária Fabya Reis (Promoção da Igualdade Racial), uma das pré-candidatas do PT à prefeitura da capital baiana.

Também participaram do encontro o deputado federal Valmir Assunção (PT), marido da secretária, e os dirigentes do MST João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues.

A titular da Sepromi saiu animada da conversa, após o ex-presidente dizer que desejava ver uma mulher negra como candidata do PT.

Além de Fabya, a socióloga Vilma Reis, ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), também tem participado dos debates internos do partido com vistas ao pleito.

Assim como ocorreu com Olívia, o movimento de Rui e Wagner deve causar insatisfação interna.

Compartilhar