Quase 90 mil candidatos realizaram neste domingo, 19, as provas do concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O certame teve um índice de abstenção de 20,67%, conforme informado pela Secretaria de Administração estadual (Saeb).

O concurso teve 112,3 mil inscritos, sendo que 89,1 mil compareceram para realizar as provas. Outros 23 mil não se apresentaram nos locais de prova, o que representa 20,67% de abstenção.

As provas correspondem a primeira e segunda etapas do processo seletivo e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre as cidades de Salvador e mais seis municípios baianos.

O diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho, comentou a realização das provas neste domingo. “As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, disse Carvalho.

De acordo com o Decreto Estadual nº 15.353/2014, 30% das vagas ofertadas foram reservadas a candidatos que se autodeclaram negros. O concurso tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.

Por meio do certame, lançado em outubro de 2019, a administração pública baiana disponibilizou 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades para cargos efetivos de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.

Compartilhar