Um chinês foragido da Justiça de seu país e procurado pela Interpol foi preso em Candeias, cidade da região metropolitana de Salvador, na quarta-feira (5). Segundo a Polícia Federal (PF), ele tem um mandado de prisão preventiva para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A polícia não informou o local em que o homem foi preso e nem deu detalhes sobre a prisão. Ele foi identificado como Hongjiang Miao.

Ainda de acordo com a PF, ele responde a um processo por lesão corporal intencional na China. Segundo a polícia, ele contratou duas pessoas para atacar outra pessoa com quem tinha uma disputa. A vítima teve ferimentos graves.

A PF explicou ainda que existia uma Difusão Vermelha, mandado de prisão internacional, ativa no sistema da Interpol. Mas, como no Brasil as difusões vermelhas não têm força de mandado de prisão, o STF precisou expedir o mandado.

Ele permanecerá custodiado em Salvador, à disposição do STF, aguardando a decisão final da Corte sobre o pedido de extradição.

Compartilhar