A capital baiana já realizou 1.547 mamografias durante o Outubro Rosa, mês alusivo ao combate e detecção do câncer de mama. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a Prefeitura intensificou a realização do exame em 16 hospitais, clínicas e unidades de saúde espalhadas pela cidade.

Realizadas diariamente no Hospital Municipal de Salvador para os distritos sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima, a campanha inclui ainda a oferta de 35 ultrassonografias da mama e transvaginais.

“Aproveitamos o Outubro Rosa, momento em que a doença tem mais visibilidade, para alertar que é preciso se cuidar o ano inteiro. As mulheres precisam ficar atentas e tratar da saúde das mamas, entendendo que diagnóstico precoce é fundamental para alcançar a cura da doença”, disse a subcoordenadora da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Michele Sacramento.

A subcoordenadora lembrou que as mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama, apresentem alteração na ultrassonografia ou tenham algum sinal na mama também devem fazer o exame, independente da idade. Segundo a Secom, as mamografias estão sendo ofertadas nos hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio, Edgar Santos, Clínica de Imagem Diagnose, Clínica Ser e Clínica Ultraprev.

Para realizar o agendamento do exame, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, com a solicitação médica, Cartão SUS e RG. Os atendimentos acontecem de segunda à sábado pela manhã, e terças e quintas-feiras, pela tarde.

Compartilhar