Um título geralmente vem acompanhado de reforço na confiança do elenco e moral elevada com a torcida. Porém, a conquista do Campeonato Baiano não proporcionou ao Bahia os fatores positivos que se esperava. O Tricolor bateu o Atlético de Alagoinhas nos pênaltis, após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar, e segue bastante pressionado. Em clima de desconfiança, a equipe treinada por Roger Machado estreia na Série A do Campeonato Brasileiro diante do Coritiba, nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio de Pituaçu, em Salvador.

O pé atrás da torcida tem motivação no vice-campeonato da Copa do Nordeste. Apontado como um dos favoritos a ficar com o título regional, o Bahia perdeu os dois jogos da final para o Ceará, o que iniciou o inferno astral tricolor. As atuações na final do Campeonato Baiano também deixaram a desejar e motivaram duras críticas direcionadas ao técnico Roger Machado.

Para piorar a situação, o atacante Gilberto, artilheiro do time na temporada com sete gols, não estará à disposição para a partida contra o Coritiba. O jogador sofreu um estiramento no ligamento medial colateral do joelho esquerdo e iniciou a fase de recondicionamento físico na última segunda-feira. Fernandão e Saldanha disputam a posição de referência ofensiva do time. O experiente centroavante larga na frente, embora não atravesse grande momento.

Na lateral direita, Roger tem como opções Nino e João Pedro. Titular em boa parte da temporada, Nino deve atuar como titular, já que o concorrente não está em boa fase e também foi criticado pela torcida recentemente. A tendência é que o treinador coloque em campo uma equipe formada por Douglas Friedrich; Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo (Gregore), Flávio e Rodriguinho; Élber, Rossi e Fernandão (Saldanha).

A partida contra o Coritiba é válida pela 2ª rodada do Brasileirão. A estreia do Bahia na competição nacional seria contra o Botafogo, partida que estava prevista para o último fim de semana, mas que foi adiada em virtude da realização da final do Campeonato Baiano.

Enquanto o Bahia atuava pelo estadual, o Coxa estreou na Série A com derrota para o Internacional no Couto Pereira. Guerrero marcou o único gol da partida.

O jogo

Bahia x Coritiba, 2ª rodada do Campeonato Brasileiro;
Quando: 
quarta-feira, 12 de agosto, às 20h30 (de Brasília);
Onde: estádio de Pituaçu, Salvador;
Transmissão: Premiere, com narração de Bruno Fonseca e comentários de Paulo César Vasconcellos (por vídeo) e Carlos Eduardo Lino;
Provável time do Bahia: Douglas Friedrich; Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo (Gregore), Flávio e Rodriguinho; Élber, Rossi e Fernandão (Saldanha);
Desfalques do Bahia: Gilberto (machucado);
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza apita a partida. Ele será auxiliado por Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima.

Compartilhar