A Kordsa no Polo Industrial de Camaçari é uma das melhores organizações para se trabalhar na Bahia. A premiação foi atestada recentemente pelo Great Place to Work (GPTW) 2020 realizado no Estado da Bahia, em parceria com o jornal Correio. Pelo sétimo ano, a consultoria do Instituto, através de pesquisas quantitativas e qualitativas, identificou as 10 melhores entre 45 empresas inscritas, totalizando 14.869 funcionários.

“O prêmio representa o conceito de transformação definida na nossa estratégia de colocar as pessoas no centro dos negócios. O resultado é fantástico porque é o resultado da construção de todas as pessoas. Isso nos inspira porque, além de proporcionar a oportunidade de nos melhorar todos os dias, podemos levar nossa experiência para compartilhamento com outras empresas”, afirma Luiz França, diretor de Relações Humanas e Tecnologia de Informação da Kordsa.

O reconhecimento da Kordsa é resultado do seu programa de gestão de boas práticas que prioriza seus “reinforcers”, como são chamados os profissionais na empresa. “Inspirar, Desenvolver, Cuidar, Agradecer e Compartilhar. Tudo o que fazemos envolve esses cinco pilares da humanização. São pilares que compõem a personalidade da nossa marca, das nossas pessoas, e que norteiam o nosso propósito”, afirma Isa Pinheiro, analista de RH da empresa, ressaltando que “cada reinforcer é inspirado a agir e pensar que o seu trabalho tem um sentido muito maior do que apenas executar bem uma tarefa. Criamos significados para as pessoas. Mais do que inspirados, somos apaixonados pelo que sonhamos e realizamos. Trabalhamos todos os dias com brilho nos olhos. Isso faz parte do DNA, história e cultura da Kordsa”.

A empresa conta hoje com 380 reinforcers diretos e 140 indiretos no Polo de Camaçari, onde produz fios e lonas de nylon e poliéster para atender ao mercado automobilístico, especificamente na produção de pneus.  Um dos diferenciais da Kordsa é seu programa de inclusão e diversidade, intitulado “Ser Plural”, com cinco pilares: Pilar Ciclos, que compreende a valorização das diferentes gerações e momentos de vida que cada um se encontra; Pilar Supera,que busca estimular a inclusão de pessoas com deficiência; Pilar Elas, que visa a equidade entre sexos; Pilar Raízes, que foca em propiciar um ambiente livre de racismo e discriminação étnico-racial; e Pilar Gêneros, que atende a comunidade LGBTQIA+ buscando oportunizar um ambiente sem discriminação e sem preconceitos.

“Estes pilares são representados por líderes voluntários as causas que trabalham com pessoas também voluntárias e solidárias as causas. Através dos pilares conduzimos inúmeras ações voltadas para o fomento de diálogos sobre os temas, conscientização, ações de promoção do respeito, da inclusão e diversidade”, explica Isa Pinheiro

Com o propósito de assegurar o compromisso com a inclusão e diversidade, a empresa, desde 2018, estabelece cotas para contratações e um cronograma de ações voltado para conscientização e promoção do desenvolvimento das pessoas. Entre as ações realizadas, destaque para a 1ª Semana de Inclusão e Diversidade, as semanas de diálogos em todas as áreas com bate papo e esclarecimentos a respeito do tema LGBTQIA+, homenagem no dia das mães conduzida por uma mãe de um filho trans e ainda a campanha de respeito durante 30 dias com desafios diários. Além disso, a Kordsa lidera o Comitê e Inclusão e Diversidade do Polo Industrial e Camaçari para reforçar o compromisso para além dos muros da empresa.

Compartilhar