A Bahia registrou, nas últimas horas, 217 novos casos confirmados de coronavírus e chegou a 4.745 infectados com a doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (sesab) no fim da manhã desta sexta-feira (8). O estado soma 170 mortes de pessoas com a doença, cinco a mais do que o número apresentado na última quinta-feira.

O número de pessoas recuperadas é de 1.144, 24% do total de infectados. Conforme o boletim, 3.431 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Até o momento, 328 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para a doença.

As cinco novas mortes apontadas no boletim foram de homens. O paciente mais jovem tinha 48 anos e histórico de obesidade. Ele foi atendido em uma UPA de Lauro de Freitas, sofreu um agravamento do quadro clínico e faleceu no mesmo dia na própria unidade.

Um homem homem de 67 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular, morreu na última terça-feira (5), após ser internado em um hospital público da cidade. Ainda na capital baiana, um homem de 63 anos, com histórico de diabetes, morreu no dia 23 de abril, o que é considerada uma notificação tardia.

Em Capim Grosso, morreu um homem de 89 anos, sem histórico de comorbidades. O paciente foi atendido na UPA do município na quarta-feira (6) e faleceu no mesmo dia. O último óbito registrado no boletim desta sexta-feira foi a de um morador de Vera Cruz. Um homem de 76 anos, com histórico de hipertensão e lesão renal aguda, foi transferido para Salvador. Ele morreu na terça-feira (5).

Das 170 mortes, 103 ocorreram em Salvador. Os demais óbitos estão distribuídos entre os municípios de: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (2); Capim Grosso (3); Catu (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (10); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda (1); Vera Cruz (1); Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta sexta-feira (8).

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Na oportunidade, diferente do informado no boletim divulgado ontem (7), às 17h.

Compartilhar