Nas areias. Assim foram os primeiros passos dos australianos rumo à flexibilização das restrições provocadas devido à pandemia do novo coronavírus. E centenas de moradores de Sydney, na Austrália, voltaram a fazer o que tanto gostam nesta terça-feira: foram à praia, mas apenas para nadar. Junto com eles, dezenas de surfistas retornaram para as ondas na famosa Bondi Beach.

A abertura oficial foi às 7 da manhã. Cinco semanas depois que a polícia isolou a área por causa de grandes multidões que ignoravam ordens de distanciamento social. Embora muitos surfistas e nadadores tenham ido ao mar, a areia permaneceu praticamente vazia, pois as pessoas ainda são impedidas de se bronzear ou de se reunir na praia.

Placas de “surfe e vá” pediam que as pessoas seguissem em frente quando terminassem suas atividades físicas na água. Sydney anunciou que relaxará algumas restrições ao confinamento. A expectativa é que testes em massa ajudem a sustentar um declínio em novos casos de coronavírus na região. Além da praia de Bondi, outras duas vizinhas em Sydney foram reabertas para os moradores locais.

A Austrália confirmou cerca de 6.700 casos de Covid-19, com 84 mortes para uma população de cerca de 25 milhões. Houve menos de 20 novos casos da doença por dia na última semana. Os governos estaduais criaram centros de teste de coronavírus e agora estão incentivando as pessoas a fazerem exames, independentemente de terem sintomas.

Compartilhar