Um tribunal australiano confirmou nesta quinta-feira que o Daily Telegraph, um tabloide de Sydney, terá que pagar ao ator australiano Geoffrey Rush – de “Piratas do Caribe”, “Shakespeare Apaixonado” e “O Discurso do Rei”, entre outros filmes – a quantia recorde de 2,9 milhões de dólares australianos (R$ 10,6 milhões) por um caso de difamação.

O Daily Telegraph publicou em sua primeira página em uma edição de 2017 que a Sydney Theatre Company havia recebido uma queixa da atriz Eryn Jean Norvill, que acusava Rush de toques inapropriados durante uma produção de “King Lear”.

Um juiz de Sydney considerou em abril de 2019 que o jornal havia publicado um “artigo sensacionalista, imprudente e irresponsável”.

O magistrado Michael Wigney afirmou, ao ler o artigo, que pessoas razoáveis concluíram que o ator era um “perverso” com base em informações em sua maioria não contestadas.

Geoffrey Rush, que venceu o Oscar em 1997 por “Shine – Brilhante” e um Emmy em 2017 por “Genius”, obteve no julgamento a decisão para que o Daily Telegraph pague a quantia que leva em consideração a perda de renda que o caso provocou ao ator.

O jornal The Age afirma esta é a maior indenização já definida para uma pessoa na Austrália.

Compartilhar