Uma área de vegetação próxima do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na cidade de Lençóis, voltou a registrar chamas após ter um incêndio considerado extinto. Brigadistas voluntários foram enviados ao local.

O caso aconteceu na noite de segunda-feira (29). O incêndio na área atingida, que é vizinha à Vila Histórica do Barro Branco, que fica dentro da Apa Estadual Marimbús Iraquara, tinha sido controlado e já era considerado como extinto – 72 horas após a debelação.

Até o momento, não há informações sobre a situação do incêndio, já que os brigadistas não voltaram do local. Giovana Ribeiro, integrante da Brigada Cifa, em Andaraí, falou sobre a dificuldade para manter contato com os colegas que fazem parte das ações.

“Os brigadistas fazem o trabalho da melhor forma possível, mas a gente precisa de equipamentos. Um desses equipamentos é o rádio, muito das brigadas, a maioria delas não tem. A gente deveria ter um rádio de longa distância para saber como está a situação real no local”, contou.

Incêndio foi controlado no dia 25 de março — Foto: Arquivo Pessoal

Incêndio foi controlado no dia 25 de março — Foto: Arquivo Pessoal

A brigadista informou ainda, que existe a suspeita de que o incêndio teria sido provocado por um fazendeiro, que queimou plástico

“Já é, se eu não me engano, a terceira vez que isso acontece naquela região, porque tem um fazendeiro que para abrir o plástico, põe fogo, ele perde o controle do fogo e acontece que esse brigadistas voluntários e do ICMBio acabam tendo que ir para apagar esse fogo”, disse.

Giovana Ribeiro também revelou que os incêndios do Morro do camelo e do Vale do Capão estão com situações controladas.

Outros incêndios

Um outro incêndio atingiu uma região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, perto da cidade de Lençóis. As chamas foram controladas na quinta-feira (25). De acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou na terça-feira (23), em um trecho chamado de Barro Branco.

Na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, um incêndio atingiu também a serra da Cachoeira do Aníbal. O fogo teria começado na tarde da última quarta-feira (24). Não há detalhes sobre a extensão do incêndio. As chamas também foram controladas pelos bombeiros e voluntários que atuaram na região.

Compartilhar