Após críticas por parte de alguns vereadores na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Alexandre Aleluia saiu em defesa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta terça-feira (22).

O edil lembrou que a pasta disponibiliza, durante todo o ano, consultas com urologistas e mastologistas, intensificando a oferta de serviços durante o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

De acordo com números cedidos pela SMS, a prefeitura conta com 11 prestadores contratualizados, como clínicas e hospitais, que realizam consultas para as duas especialidades, além de quatro Multicentros de Saúde, assim como o Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Cajazeiras.

O legislador também trouxe números oficiais da secretaria. Em janeiro até outubro deste ano foram ofertadas mais de 45 mil vagas para consultas com urologista, com a média mensal de 4.581 atendimentos.

Também no período de janeiro até outubro, foram ofertadas 23.341 vagas para consultas para mastologista, tendo uma média de 2.334 atendimentos por mês.

De 2013 para cá, a abertura da Atenção Primária saltou de 18% para cerca de 49% com meta de alcançar 55% no final do ano que vem. A Prefeitura de Salvador continua implementando uma série de esforços para consistir as equipes de saúde e, assim, aumentar gradativamente a assistência à população, como a realização de concursos públicos, Redas, contratações por Pessoa Jurídica (PJ) e a implantação da Residência Médica.

Compartilhar