LEIA TAMBÉM:

“Estou com minhas forças e energias renovadas para continuar lutando pela cidade”, declarou a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) nas redes sociais, em agradecimento ao lançamento virtual de sua pré-candidatura à vereança em Salvador, cargo que ocupa por quatro mandatos consecutivos, pautando a saúde pública e de qualidade como sua principal bandeira de luta.

“Eu cheguei ao meu primeiro mandato em Salvador pelas mãos do movimento estudantil, da luta pelos bairros e, sobretudo, pelos colegas da área da saúde”, relembra a edil, que atualmente também ocupa o cargo de Ouvidoria da Câmara Municipal. “De lá para cá, nós fomos juntando e nos envolvendo com várias pautas na cidade, a qual ainda sofre com ampla desigualdade. Cultura, saúde, educação, ciência, esporte, antirracismo, mobilidade, acessibilidade, defesa das mulheres, da população idosa, das pessoas LGBTQI+, foram temas que incorporamos na escuta direta à população”, comenta.

“Eu me sinto a porta-voz dessas causas na Câmara Municipal, que ainda é lugar muito conservador. Estamos com disposição pra continuar essa batalha, numa quadra política muito mais difícil”, relata Aladilce, analisando a situação da cidade. “Salvador não pode continuar tendo cerca de 1,5 milhão de analfabetos, nem ser uma das capitais de maiores índices de morte materna. Tampouco pode ser a cidade na qual as pessoas passam meses nas filas pra conseguir fazer exames, situação atual e cruel. A cidade ainda está cheia de mazelas, que ficaram ainda mais evidentes nesse período de pandemia”, justifica.

LIDERANÇAS – Entre lideranças e apoiadores, o ato contou com a participação de mais de 300 pessoas apenas na plataforma, pois o público também pôde assistir e interagir nas transmissões feitas pelas redes sociais de Aladilce, que incluiu tradução em libras. Uma das presenças foi a de Olívia Santana, pré-candidata à prefeitura de Salvador pelo PCdoB. “Aladilce nos causa orgulho pela combatividade, competência, e compromisso social com o povo de Salvador. Foi uma das primeiras mulheres que conheci na militância, e me encantei por seu trabalho”, declara a deputada estadual.

Quem também fez referência à atuação de Aladilce foi a deputada federal Alice Portugal (PCdoB). “Aladilce é a menina dos olhos do movimento social em Salvador. É minha parceira do movimento estudantil, sindical e comunitário. É uma mulher da academia, uma feminista, minha amiga e a melhor vereadora da cidade. Mais que história, Aladilce tem a marca da atualidade da construção coletiva e a visão clara de interromper o crescimento do fascismo”, pontua.

O ato também contou com homenagens enviadas por vídeo de companheiras de luta nacionais, como Jandira Feghali, também deputada federal pelo PCdob que ressaltou a defesa de Aladilce “pela vida, liberdade, cultura e diversidade brasileira”. Manuela D’ávilla, candidata à prefeita de Porto Alegre pelo PCdoB, também mandou um recado. “O seu trabalho é em defesa da cultura, do povo trabalhador e das mulheres. É uma alegria caminhar contigo rumo ao seu quinto mandato!”, comenta.

Aladilce agradeceu aos participantes, demonstrando avidez para continuar o seu legado na Câmara. “Estou imensamente grata pela manifestação de apoio de cada pessoa, e me sinto honrada e emocionada com a presença de todos os amigos e amigas. Precisamos lutar para fazer de Salvador uma cidade melhor para todas as pessoas, e por um Brasil sem ódio e acesso a aos serviços que nos possibilitam viver de forma plena e saudável. Vamos com tudo”, enfatiza.

Compartilhar