Foto e texto: Ascom SMS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio da Coordenadoria de Atenção Psicossocial (COAPS), realizou nesta sexta-feira (15) o IV Encontro da RAPS Infantojuvenil, reunindo profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e representantes do Sistema de Justiça para fortalecer o diálogo intersetorial em defesa da infância e adolescência.
Com o tema “Proteção Integral na Infância e Adolescência: Diálogos entre a RAPS Infantojuvenil e o Sistema de Justiça”, a capacitação promoveu reflexões sobre os desafios da política de saúde mental infantojuvenil, a garantia de direitos e o fortalecimento do cuidado integral às crianças e adolescentes em Salvador.
Durante o encontro, os participantes destacaram a importância da atuação integrada entre saúde, assistência e sistema de justiça para consolidar redes de cuidado mais humanizadas, articuladas e comprometidas com a proteção integral da população infantojuvenil.
“Esse encontro representa um espaço importante de construção coletiva, troca de experiências e fortalecimento da rede de cuidado. Quando saúde e Sistema de Justiça dialogam, conseguimos avançar na garantia de direitos e na oferta de um cuidado mais integral e humanizado para crianças e adolescentes”, afirmou Gabriella Wrublewski, referência técnica da saúde mental infantojuvenil da COAPS.
A iniciativa reuniu trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Areal, Meira Lessa e Liberdade, da Casa da Ladeira, apoiadores de saúde mental da Atenção Primária à Saúde, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).