ENTRETENIMENTO

Universidade para Todos: estudantes do Nordeste de Amaralina participam de aulões promovidos pela SEC | SECOM

Estudantes do Nordeste de Amaralina iniciaram a participação, nesta sexta-feira (19), em uma série de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Promovido pelo Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a ação é desenvolvida na Base Comunitária e busca preparar, de forma gratuita, os jovens da rede pública do bairro que desejam ingressar no Ensino Superior.

O monitor de Matemática, Victor Santos, estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), destacou a importância da oportunidade para os que têm interesse em prestar o ENEM. “Esse projeto muda vidas. Como ex-aluno da UPT, tive a chance de me preparar e passar em uma importante universidade pública. Para quem tiver interesse, essa iniciativa vai conseguir mudar a realidade”, declarou.

A estudante Camila Souza, 17 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna, no Nordeste de Amaralina, contou como os aulões serão fundamentais nesta reta final de preparação. “Vai trazer mais incentivo, porque muita gente que eu conheço não estava tendo essa prática de estudar antecipadamente. Então, agora nesse período, acho que vai ser muito importante para a gente pegar um gás e aprender muitas coisas que a gente ainda não assimilou”.

As atividades em Bases Comunitárias já são promovidas nos bairros da Paz e Rio Sena, em Salvador, além de Camaçari e Vitória da Conquista. Agora, chegaram também às comunidades do Nordeste de Amaralina e Águas Claras, com seis aulões no primeiro bairro e três no segundo, ministrados por bolsistas da Universidade Federal da Bahia.

UPT
Este ano, o programa UPT disponibilizou 20.110 vagas em 27 territórios de identidade, alcançando 218 municípios baianos e funcionando em 358 polos. A edição de 2025 conta com a participação de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários, que assumem a missão de contribuir para a formação dos futuros ingressantes no Ensino Superior.

Em 2025, o Governo do Estado já investiu R$ 18 milhões no UPT, reforçando a importância da iniciativa para promover educação, cidadania e inclusão social em diferentes territórios da Bahia.

Além da parceria com a UFBA, as instituições de Ensino Superior envolvidas no programa são: UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) e UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia).

Fonte: Ascom/SEC