ENTRETENIMENTO

Secretário reforça importância da Adab e do Cetab para a agropecuária baiana durante visita | SECOM

Em meio às exposições agropecuárias que movimentam a Bahia em setembro, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo, esteve nesta segunda-feira (8) nas sedes do Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Salvador. Na oportunidade, o gestor destacou o papel estratégico das instituições para o setor agropecuário baiano e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em investir em ciência, tecnologia e defesa sanitária, reforçando a importância dos órgãos para uma agropecuária sustentável, segura e economicamente competitiva.

“É essencial valorizar o trabalho da Adab e do Cetab, instituições que garantem a sanidade dos rebanhos, a qualidade dos produtos e a inovação tecnológica da nossa agropecuária. Esta visita nos permite conhecer de perto o trabalho dos especialistas e entender como cada ação contribui para fortalecer o setor no estado da Bahia”, afirmou o secretário, acompanhado do diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, e do coordenador-geral do Cetab, Paulo Mesquita,

No Cetab, Barrozo foi guiado pelos técnicos em uma visita aos laboratórios modernizados, onde acompanhou os procedimentos de análise de solo, água, alimentos e o monitoramento de resíduos de agrotóxicos. “O Cetab é um aliado estratégico do agronegócio baiano, oferecendo tecnologia e suporte científico que fortalecem a competitividade do setor”, acrescentou. Somente no primeiro semestre de 2025, o Centro registrou um crescimento de 18% no número total de análises laboratoriais realizadas – a do solo é a mais solicitada pelos agricultores, com 656 análises no período.

Já na sede da Adab, o secretário foi recebido em um espaço totalmente reformado, projetado para proporcionar melhores condições de trabalho aos especialistas e ampliar a eficiência das ações desenvolvidas. A agência atua na defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos agropecuários e combate a pragas e doenças que possam prejudicar a produção.

Dentre as ações recentes estão a atualização cadastral de rebanhos bovinos para a manutenção da Bahia como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, além da vigilância de doenças dos suínos, visando a manutenção da certificação internacional do estado como área livre de Peste Suína Clássica (PSC), com reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA.

Fonte: Ascom/Seagri