O cuidado com a saúde mental é essencial para policiais e agentes de segurança. Lidar diariamente com situações de risco, pressão e tomada de decisões rápidas exige equilíbrio emocional e suporte adequado. Pensando nisso, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou nesta quarta-feira (27) o “Workshop – Novos caminhos e possibilidades de fazer psicologia no contexto institucional”, no auditório do Departamento de Pessoal, nos Barris, em Salvador. O evento, que marcou o Dia do Psicólogo, reuniu profissionais de psicologia militares, civis, do Departamento de Policia Técnica (DPT) e dos Comandos de Policiamento Regional (CPRs) do estado.
O workshop, organizado pelo Departamento de Promoção Social (DPS) da PMBA, teve como objetivo discutir maneiras de melhorar o atendimento psicológico dentro da corporação e mostrar a importância desse serviço para os policiais. Durante o evento, foram realizadas palestras, mesas-redondas e debates sobre o cuidado com a saúde mental. Também foram abordados os novos protocolos que orientam como agir em casos de ocorrências que resultem em mortes durante intervenções policiais, garantindo acolhimento e acompanhamento adequado para todos os envolvidos.
O comandante-geral da PMBA, coronel Antonio Carlos Silva Magalhães, destacou a importância do serviço de acompanhamento psicológico para a tropa. “A saúde mental é um pilar para o bom desempenho da nossa missão. O policial enfrenta situações de risco e pressão constantemente, e por isso precisa contar com uma rede de apoio sólida. Este workshop demonstra nosso compromisso com o cuidado integral do nosso efetivo, pois quando cuidamos da mente, cuidamos da vida. E proteger o policial é também proteger a sociedade”, afirmou.
Para a capitã Larissa Assis, coordenadora de Assistência Psicológica da PMBA, o encontro reforça o compromisso da corporação com o cuidado integral dos policiais. “Nosso objetivo é ampliar as possibilidades de atuação da psicologia no contexto institucional e fortalecer essa rede de apoio. Queremos que o policial saiba que não está sozinho e que existem serviços voltados para acolher e cuidar da sua saúde emocional”, destacou.
O evento também buscou integrar os psicólogos de diversos comandos regionais, promovendo troca de experiências e alinhamento de práticas, além de debater estratégias para criar ambientes de trabalho mais acolhedores e saudáveis.
Segundo a psicóloga Elisângela Santana, presente no workshop, o encontro é um passo importante para consolidar a psicologia como parte essencial da estrutura da segurança pública. “Quando valorizamos a saúde mental dos profissionais, fortalecemos toda a instituição. Esses espaços de diálogo são fundamentais para que possamos desenvolver ações cada vez mais eficazes e humanas”, ressaltou.
_*Repórter: Tácio santos/GOVBA*_