Foto e texto: Ascom SMS
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal infantil contra a Covid-19, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou, na tarde da última terça-feira (19), o Curso de Capacitação CovidCombate, no Teatro Gregório de Mattos. A iniciativa inédita busca aprimorar as competências dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, oferecendo ferramentas para reverter os atuais baixos índices de imunização infantil contra a doença.
No primeiro dia, os participantes receberam orientações práticas sobre como combater a desinformação, as ‘fake news’ e os movimentos antivacina que dificultam o avanço da imunização. “O curso CovidCombate tem como proposta fortalecer a atuação dos profissionais da Atenção Primária em todo o país. Salvador sediou hoje o lançamento da iniciativa, que se apresenta como um pilar essencial para qualificar os trabalhadores da saúde, oferecendo instrumentos e conhecimento para enfrentar a baixa cobertura vacinal. O objetivo é instruir cada vez mais pais e responsáveis sobre a importância e a necessidade da vacinação infantil”, destacou Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.
Idealizado pelo CONASEMS, IPADS e Pfizer, o curso é voltado à capacitação técnica e educativa de profissionais da Atenção Primária à Saúde em todo o Brasil. De mãos dadas, a Diretoria Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos da Saúde, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde, a Diretoria de Vigilância à Saúde e os parceiros unem esforços para garantir que os trabalhadores da linha de frente tenham mais recursos e conhecimento para enfrentar a hesitação vacinal e as barreiras no acesso às doses.
“Este curso representa um momento de troca de experiências. Acreditamos que, a partir dessa capacitação, nossos profissionais estarão ainda mais preparados para esclarecer dúvidas, superar resistências e, consequentemente, ampliar a adesão à vacinação infantil em nosso município, garantindo proteção às crianças e fortalecendo a saúde pública”, afirmou Doiane Lemos, coordenadora de Imunização da SMS.
Além de Andrea Salvador e Doiane Lemos, o curso contou com a presença de Mariana Trocoli, diretora de Gestão de Pessoas e Processos da SMS; Thiago Trapé, presidente do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social; Bibiana Couto, gerente de Parcerias de Acesso Público da Pfizer; Rosângela Oliveira, secretária de Saúde de Camaçari e representante do COSEMS/BA; Alessandro Chagas, assessor técnico do CONASEMS; e Raoni Rodrigues, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA/SESAB).