Foto: Francisco de Assis
O 3º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito reúne, no Recife (PE), representantes da cúpula da segurança pública e defesa civil de municípios de todo o Brasil. O evento, iniciado ontem (18), tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e boas práticas, fortalecendo a atuação integrada entre os setores.
A programação, que segue até quinta (21), contará com a participação de especialistas, gestores públicos, empreendedores e representantes da sociedade civil, em uma agenda intensa de debates, oficinas e exposições. Salvador está sendo representada pela Defesa Civil (Codesal) e pela Guarda Civil Municipal (GCM).
O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Fórum Nacional dos Secretários de Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades (FNDC), presidido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, e o Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consems), presidido pelo coronel Marcílio Rossini, secretário de Segurança da Prefeitura de Camaragibe (PE).
O fórum tem como proposta estimular a construção de soluções colaborativas para desafios como a violência urbana, emergências climáticas e riscos no trânsito. Em sua terceira edição — as anteriores ocorreram em Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) —, o evento já se consolidou como um dos mais relevantes do país na discussão de políticas públicas para o segmento.
“Nosso propósito é criar um espaço enriquecedor para a troca de experiências, perspectivas e boas práticas, com o intuito de fortalecer as ações conjuntas em prol da segurança das comunidades que representamos, debatendo estratégias de ordenamento e aprimoramento das políticas públicas de segurança e defesa civil, visando estabelecer bases sólidas para o desenvolvimento e implementação de projetos futuros”, afirma Sosthenes Macêdo, presidente do FNDC.
Pela Defesa Civil de Salvador, além de Sosthenes Macêdo, participam do fórum a subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), Alana Souza Matos, e a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Eunice do Nascimento Pereira.
Boas práticas – O inspetor geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Marcelo Silva, destaca a importância do encontro como um momento estratégico para troca de experiências e boas práticas entre as Guardas de todo o país.
“Nós, como representantes da terceira capital do país e de uma Guarda que tem papel fundamental na Bahia — inclusive na formação de guardas de outras cidades —, reconhecemos a importância desse evento. Ele possibilita a troca de vivências e o desenvolvimento de soluções colaborativas para os desafios urbanos, emergências climáticas e segurança no trânsito”, afirma.
Silva também reforça a relevância da visibilidade que o evento proporciona ao trabalho desenvolvido pela GCM de Salvador, que atua há 17 anos na segurança pública e na proteção do patrimônio da cidade.
“Temos aqui diversos comandantes, secretários, superintendentes, diretores, presidentes de autarquias de trânsito e dirigentes da Defesa Civil de todo o país. Além de mostrar o que já fazemos com muito empenho e qualidade em nossa cidade, queremos aprender novas práticas, conhecer tecnologias e fortalecer o networking entre instituições”, conclui o inspetor.
Programação diversificada – A abertura oficial do evento ocorreu na segunda-feira (18), com cerimônia de credenciamento e solenidade. Nesta terça-feira (19), os debates têm como foco o tema “Uso de tecnologia na segurança, defesa civil e trânsito”.
Amanhã (20), será realizada uma sala temática sobre Defesa Civil, com abertura de Sosthenes Macêdo. Ele abordará o tema “Gestão Integrada de Riscos e Desastres: Discussões e Avanços frente à Crise Climática e aos Desastres Extremos”. Os debates seguirão com base na temática “Prevenção como eixo central das políticas públicas”.
Já na quinta-feira (21), último dia do fórum, as palestras tratarão do tema “Recursos humanos e saúde mental dos agentes”.
Além dos painéis, o evento conta com uma feira de exposições, na qual empresas e instituições apresentam soluções inovadoras para o setor público. O espaço visa estimular parcerias, promover a visibilidade de produtos e fortalecer a economia local, com foco na modernização da gestão pública.