Um aplicativo com o objetivo de disponibilizar informações sobre serviços de saúde, como disponibilidade de medicamentos e vacinas nos postos da rede, acompanhamento de consultas médicas e cartão virtual do SUS, foi lançado nesta terça-feira, 28.

O ‘Vida+ Cidadão’ foi desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e já pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema Android ou iOS.

“Essa é uma grande conquista para todos os usuários do Sistema Único de Saúde. Hoje vamos ter todo o prontuário eletrônico, ou seja, o conhecimento da saúde do cidadão pela internet. É uma facilidade muito grande para as pessoas, pois elas vão ter acesso a diversos serviços e saber o próprio histórico de saúde, permitindo que possam fazer a prevenção e que haja, também, economicidade para a Prefeitura, evitando problemas e antecipando cuidados”, afirmou ACM Neto, durante cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza.

O secretário de Saúde Leo Prates também afirmou que a ferramenta é interligada ao sistema municipal Mais Cidadão e evitará fraudes, além de minimizar dificuldades relatadas pela população, como falta de medicamentos nos postos.

“Por exemplo, já tivemos relatos de cidadãos que pegavam mais de um medicamento, como colírio para glaucoma, que é caro, para revender depois. Agora, o sistema trava se o pedido for acima do indicado pelo médico no prontuário”, disse Leo Prates.

“Outra coisa também é que, de forma online, o cidadão vai ter à disposição a lista de medicamentos oferecidos e a indicação das unidades de saúde mais próximas para retirada do material, o que gera economia de tempo e dinheiro de deslocamento”, completou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Também será possível saber a localização de todas as unidades de saúde do município, onde e quais vacinas estão sendo disponibilizadas, dentre outras opções. Todas as informações são atualizadas em tempo real.

Os usuários do aplicativos terão que ir a uma unidade de saúde mais próxima ou à Prefeitura-Bairro com o RG para autorizar a visualização de informações mais pessoais, a exemplo do histórico de atendimento dele na rede. Medida ocorre para manter segurança e sigilo das informações.

Compartilhar