Vice-presidente Hamilton Mourão recebe título de cidadão soteropolitano: ‘Salvador é o grande retrato do Brasil moreno’

Sessão solene aconteceu na tarde desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores. Iniciativa de entrega do título foi de autoria do vereador Isnard Araújo (PHS).

Vice-presidente fez breve discurso durante sessão solene de entrega do título de cidadão soteropolitano — Foto: Camila Marinho/TV Bahia

Vice-presidente fez breve discurso durante sessão solene de entrega do título de cidadão soteropolitano — Foto: Camila Marinho

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu nesta segunda-feira (11) o Título de Cidadão de Salvador.

“Estar aqui nesse sítio histórico onde se fundou a primeira capital do Brasil e onde nós começamos a nos entender como nação é algo que cala fundo na minha alma. Sou estudioso da nossa história e ser homenageado nessa cidade de Salvador é algo que me traz sentimento de honra e de ser uma pessoa privilegiada”, disse Mourão durante discurso na Câmara de Vereadores.

“Na nossa vida militar nós perdemos o sotaque, a identidade de onde nascemos dado as quantidades de destinos que somos obrigados a ter. Morei em 23 casas diferentes. Norte, Nordeste, no Recife…mas não tive oportunidade de morar em Salvador. Sempre foi um ponto de passagem, de trânsito, mas Salvador sempre foi a terra de amigos extraordinários que fiz na minha vida militar”, disse.

A sessão solene de entrega da honraria foi presidida pelo chefe do Legislativo municipal, vereador Geraldo Júnior (SD), no Plenário Cosme de Farias, na Câmara de Vereadores, às 17h. Ainda durante o breve discurso, Mourão destacou o significado histórico de Salvador.

“Aqui, hoje, existe um sentimento diferente exatamente pelo significado histórico de Salvador pelo que nós somos como brasileiros. Aqui se juntaram o europeu, o negro trazido da África em situação degradante, e o índio que aqui vivia. Está aqui a nossa raça e vemos o que nós somos: Brasil. Salvador é o grande retrato do Brasil brasileiro, do Brasil moreno. Do Brasil que transmite cultura pela música, pela culinária, pela história ao subir e descer ladeiras, pelas fortalezas dessa terra”, disse.

“Eu saio daqui hoje carregando comigo uma das mais belas homenagens que eu poderia ter recebido em toda a minha vida e deixo claro que se Salvador já tinha em mim uma pessoa que muito procuraria fazer por esta cidade, hoje ela tem muito mais. Ela tem mais um habitante, mais um irmão, tem mais uma pessoa que carrega dentro de si o sincretismo que caracteriza esse grande povo, essa cidade de Salvador, exemplo para todos nós e o resto do Brasil”, concluiu Mourão.

A iniciativa de entrega do título de cidadão de Salvador foi do vereador Isnard Araújo (PHS), que também discursou na Câmara de Vereadores nesta segunda. Estiveram presentes na homenagem alguns políticos baianos e representantes da imprensa.

Título de cidadão soteropolitano foi entregue na tarde desta segunda-feira — Foto: Camila Marinho/TV Bahia

Título de cidadão soteropolitano foi entregue na tarde desta segunda-feira — Foto: Camila Marinho

Hamilton Mourão recebeu homenagem na Câmara de Vereadores de Salvador — Foto: Camila Marinho/TV Bahia

Hamilton Mourão recebeu homenagem na Câmara de Vereadores de Salvador — Foto: Camila Marinho

Compartilhar