ENTRETENIMENTO

Terenos recebe telediagnóstico em oftalmologia – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Na segunda-feira, 10 de fevereiro, a população de Terenos teve acesso a uma nova tecnologia na área da saúde: o telediagnóstico em teleoftalmologia-retinografia. A iniciativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Saúde Digital e Coordenadoria de Telessaúde, visa melhorar o diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares, com foco na prevenção de patologias que causam cegueira, como glaucoma, retinopatia diabética e catarata.

A teleoftalmologia-retinografia permitirá a realização de exames de retina a distância, por meio de um retinógrafo portátil acoplado a um smartphone. As imagens do fundo de olho serão enviadas por meio de plataforma de Teleoftalmologia -retinografia em Goiânia, sendo os exames avaliados e laudados por oftalmologistas vinculados a Oferta Nacional de Teleoftalmologia -Retinografia /UFG.

Para isso, a SES adquiriu dois aparelhos de última geração, o Eyer2 by Phelcom, que proporciona exames mais rápidos e eficientes. Com isso, a saúde digital se fortalece como ferramenta essencial para reduzir distâncias e levar assistência especializada a quem mais precisa.

A coordenadora de Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, explica para os pacientes como funciona o telediagnóstico em teleoftalmologia-retinografia.

Conforme a coordenadora de Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, a campanha programada, oferecida por meio do Núcleo de Telessaúde de Mato Grosso do Sul, atendeu nesse primeiro momento 20 pacientes no município de Terenos.

“Estamos iniciando esse processo como treinamento de um projeto piloto e, a partir dele, esse serviço estará disponível para os municípios que apresentarem maior demanda de pacientes sem acompanhamento, especialmente para aqueles com hipertensão e diabetes”, afirma Rosângela Dobbro.

De acordo com a Coordenação do Núcleo Telessaúde e Superintendência de Saúde Digital, a adesão do Núcleo de Telessaúde de Mato Grosso do Sul (SSD/SES) foi aprovada pelo Departamento de Saúde Digital – SEIDIGI/Ministério da Saúde e pela Oferta Nacional de Teleoftalmologia –Retinografia/UFG.

A metodologia de implementação foi baseada em campanhas, com equipes técnicas sendo deslocadas para os municípios com maior demanda. Um estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) identificou as populações com maior número de pacientes diabéticos e portadores de doenças crônicas, que são mais propensos a desenvolver doenças oculares.

“Parceiros da Fiocruz fizeram um levantamento detalhado dos municípios com maior demanda de pacientes diabéticos e adultos em risco. Assim, começaremos as campanhas de prevenção da cegueira nos municípios com maior necessidade, para garantir que mais pessoas tenham acesso a esse serviço essencial”, explicou Rosângela.

Aryanni Pâmmela Pulchério, secretária municipal de Saúde de Terenos.

Aryanni Pâmmela Pulchério, secretária municipal de Saúde de Terenos, também comentou a importância da iniciativa.

“Estamos muito felizes com essa parceria, pois ela nos permite oferecer um atendimento de qualidade aos nossos munícipes. Além disso, conseguimos apresentar aos cidadãos os serviços que o estado tem disponibilizado por meio dessa colaboração. Esperamos que, além desses 20 atendimentos que estamos iniciando, como parte do projeto piloto, o estado continue com esse apoio para que possamos atender toda a nossa demanda”.

Ela destacou ainda a importância do serviço para a população local. “A maior demanda está, principalmente, entre os pacientes diabéticos, que é o nosso foco principal. Eles têm uma necessidade urgente de acompanhamento oftalmológico, pois o diabetes pode provocar sérias complicações na visão, exigindo um monitoramento constante”, afirmou Aryanni.

Técnica do núcleo de Telessaúde da SES, Kely Centurião.

A técnica do núcleo de Telessaúde da SES, Kely Centurião, esclareceu que nos exames são avaliados a retina, o fundo de olho, o nervo óptico e a parte externa do olho.

“Trouxemos à população o serviço de telediagnóstico de retina, onde realizamos exames detalhados da visão dos pacientes. Temos uma parceria com a Universidade Federal de Goiás, que garante que os laudos sejam assinados por um médico oftalmologista e entregues em até 72 horas. Após a análise, encaminhamos ao paciente a conduta médica necessária com base nos resultados. Essa colaboração é parte de uma oferta nacional e estamos totalmente empenhados em proporcionar o melhor atendimento à população do nosso Estado”, ressalta.

Com o foco na prevenção e no acompanhamento contínuo dos pacientes, o serviço visa democratizar o acesso à saúde ocular em locais com infraestrutura limitada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a redução de filas de espera.

A população local também compartilhou suas impressões sobre o serviço. A dona de casa, Nilda Ferreira dos Santos, tem diabetes e pressão alta e disse ter ficado satisfeita com o serviço.

“Sou diabética e tenho pressão alta e nunca tinha visto nada assim, é a primeira vez. Espero melhorar ainda mais, eu realmente precisava desse exame. Eu nunca estive em um lugar com um atendimento como esse, com um atendimento tão bom assim”.

Fátima Barbosa de Jesus, de 57 anos, também com diabetes, expressou sua satisfação. “Olha, é muito bom, porque realmente faltava esse tipo de atendimento aqui em Terenos. E agora esse serviço chegou para. Quando a diabetes está muito alta, minha visão piora bastante. Fico com dificuldades tanto para enxergar de longe quanto de perto e às vezes a visão fica bem embaçada. Minha expectativa é ver com mais clareza, ver qual é o grau da minha visão e, claro, melhorar. Sempre esperamos uma melhora”.

Durante a visita, além de realizar o treinamento, a equipe também conheceu o local onde está instalado o ponto de assistência médica especializada, em parceria com o projeto Proadi-SUS do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo é avaliar como estão sendo feitos os agendamentos e verificar se o processo de trabalho está sendo otimizado, garantindo uma melhor organização e eficiência no atendimento.

Helton Davis e Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis