A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), lança a campanha Abril Laranja – Contra os Maus-Tratos Animais e, ao longo de todo o mês, realizará campanhas educativas em escolas e eventos na Capital. Essas ações visam ensinar e alertar a população de que muitas situações, antes ditas como normais, não são mais aceitas.
A subsecretária da Subea, Ana Luiza Lourenço, afirma que o trabalho de conscientização realizado pela pasta está avançando de maneira positiva e que alguns pontos já podem ser percebidos no dia a dia da unidade de atendimento da Subea. “Em 2023, a Subea realizou um intenso trabalho de conscientização, principalmente nas escolas, com o objetivo de levar essa consciência para as crianças desde muito cedo. Hoje, a procura por castração avançou de maneira significativa, exatamente pelo fato de a população entender a necessidade de se evitar ninhadas indesejadas e, assim, diminuir o índice de abandono”.
A titular alerta que muitas denúncias que a Subea recebe não são casos de maus-tratos, sendo necessária apenas orientação ao tutor, por não haver intenção de causar danos ao animal. “Na maioria dos casos, uma simples orientação ao tutor sobre adequações no ambiente ou diretamente com o animal se faz necessário”.
Expogrande
Assim como no ano passado, a Subea estará presente na 84ª Expogrande, uma das principais feiras agropecuárias do país, levando conscientização principalmente para as crianças e com uma novidade, que será uma ação de adoção de cães e gatos no sábado (13). “Este ano, além das ações educativas e da participação dos nossos mascotes [Sobá, Chipa e Harley], realizaremos nossa campanha de adoção, em parceria com as protetoras independentes, com mais de 60 animais para tentar achar um novo lar para eles”, frisou Ana Luiza.
Serviços
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea, disponibiliza consultas veterinárias gratuitas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas à tarde, a partir das 13h. O tutor deve comparecer à unidade de atendimento com o seu animal, além de documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.