ENTRETENIMENTO

Nova Iguaçu decreta Situação de Emergência devido às chuvas intensas. Defesa Civil já registrou 173 ocorrências

A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou, neste domingo (14), Situação de Emergência no município devido às chuvas intensas que atingiram a cidade entre a tarde de sábado (13) e a madrugada de hoje. O município encontra-se em estágio de crise. A Defesa Civil de Nova Iguaçu já registrou 173 ocorrências. Foram 145 pontos de alagamento e inundação, 90 pessoas desalojadas, 15 desabrigados, desabamento de quatro imóveis, 12 deslizamentos de barreira, seis casas interditadas, além de três mortes e o desaparecimento de uma mulher que caiu no Rio Botas. 

Na manhã deste domingo, a Prefeitura montou gabinete de gerenciamento de crise, com a participação de várias secretarias e órgãos públicos, para analisar os impactos provocados pela chuva até que a cidade volte à normalidade. O prefeito Rogerio Lisboa também se reuniu, em seu gabinete, com o governador em exercício Thiago Pampolha Gonçalves e demais autoridades para apresentar a situação do município e traçar estratégias para minimizar as consequências das chuvas.

“Tivemos um dia difícil. Em Nova Iguaçu, as chuvas foram tão intensas que alcançaram o maior nível já registrado em 14 horas na cidade. Conseguimos tirar as pessoas de suas casas e estamos fazendo a limpeza das ruas, que vai seguir pelos próximos dias. Trabalhamos para diminuir o sofrimento das famílias que perderam móveis e utensílios”, garantiu o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), foram 235mm de chuva entre 18h30m e 8h30m, o maior volume já registrado na cidade neste período de tempo desde o início das medições dos índices pluviométricos, em 2008. Essa quantidade representou 77% da média histórica do mês de janeiro, de 305,8mm. Entre 8h45m de sábado e 8h45m de domingo, foram 237mm. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora. Para a noite deste domingo, a previsão é de chuva fraca a moderada e isolada. 

Uma mulher está desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, no trecho entre Nova Iguaçu e Belford Roxo, na noite de sábado. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na cidade vizinha. As três pessoas mortas, vítimas de afogamento, foram encontradas nos bairros de Santa Eugênia, Comendador Soares e Vila São Luís. 

Diversas secretarias disponibilizaram equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos. Os semáforos da Via Light foram religados e está sendo feita a manutenção de sinalização de trânsito em toda a cidade.  Agentes da Defesa Civil seguem nas ruas fazendo vistorias de imóveis, ruas e em pontos com possibilidade de deslizamentos. 

Muitos bairros da cidade foram impactados pela chuva, sendo os das regiões do Centro, Posse, Comendador Soares, Santa Eugênia, Cerâmica, Caioaba, entre outros, como os mais afetados. Com a tempestade, houve o transbordamento do Rio Botas em diferentes trechos, entre eles Estrada da Palhada, Rua Bernardino de Melo, Comendador Soares e no Moquetá. 

Todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199, 2667-5751 e 981609740.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social tem esses pontos de abrigo e atendimento disponibilizados para a população. Eles também estão recebendo doações, como colchões,roupas, material de limpeza e alimentos não perecíveis:

  1. Califórnia 

Casa da Juventude Iguaçuana

Endereço: Rua Liberdade, 56, Califórnia

2.Moquetá 

Colégio Estadual Milton Campos

Endereço: Rua Tupinamba, 271, Moquetá

3.Nova Era 

Colégio Estadual Santo Antônio De Pádua

Endereço: Rua José Luís, 223, Mangueira

4. Miguel Couto

Cras Bom Retiro 

Endereço: Estrada Luís de Lemos, 2556, Nova América

5. Comendador Soares

Cras Estação Morro Agudo

Endereço: Rua Formosa, 256, Comendador Soares

6. Valverde

Cras Fazenda Cabuçu (Valverde)

Endereço: Rua Abílio Augusto Távora, s/nº, Praça do Valverde

7.Centro

Cras Maxambomba 

Endereço: Avenida Governador Portela, s/nº, Praça Santos Dumont, Centro

8. Cerâmica

Cras Monte Verde

Endereço: Rua Pedro Cunha, 48, Ponto Chic

 

9. Bairro da Luz

  Espaço Municipal da Terceira Idade

  Endereço: Av. Luís de Matos, 736, Bairro da Luz

10.Posse

Instituto Chrisan

Endereço: Rua Frei Frederico Vier, 175,Alto da Posse

 

11. K11

Ministério da Terra Prometida

Endereço: Rua Barão de Tinguá, 88, Centro

12. Caioaba 

Ministério da Terra Prometida

Rua Eduardo Fernandes 130, Caioaba

 

 Para as próximas horas, a previsão é de chuva fraca a moderada isolada.

 

 Alertas por SMS

 

 A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu já contabiliza 68.912 pessoas cadastrados para receber alertas referentes às condições do tempo pelo celular por mensagens de SMS desde 2018. Com isso, a cidade é a terceira do estado em números de pessoas registradas para receber informações.

 As mensagens de texto enviadas vão desde a previsão de tempo até a recomendação para evacuação das áreas de risco previamente mapeadas. Essas informações servem de alerta para possíveis desastres, como inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas, principalmente no período de verão.

Os moradores interessados em receber os alertas devem enviar pelo telefone celular uma mensagem contendo o CEP de interesse para o número 40199, podendo cadastrar mais de um CEP. Após feito o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil (é totalmente gratuito e não precisa ter crédito no celular).