Sorocaba

“Quarta com o Prefeito” chega à última edição de 2022 com atendimentos a mais de 13,5 mil munícipes no ano – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quarta-feira (7), no período das 9h às 16h, a 14ª edição do “Quarta com o Prefeito”, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista, o último evento do programa em 2022. Desta vez, foram realizados mais de 500 atendimentos a munícipes, somando acima de 13,5 mil no ano.

Realizada pela Secretaria de Governo (Segov), com o apoio da Ouvidoria Geral do Município, a iniciativa tem com objetivo auxiliar os moradores, mediante agendamento prévio, para que possam conversar diretamente com os agentes públicos municipais, incluindo o prefeito e os secretários municipais de todas as pastas, levando suas demandas e sugestões à Administração de Sorocaba. O encontro busca aproximar o cidadão da gestão municipal, garantindo o acesso aos serviços públicos e providenciando soluções para as necessidades da população e das comunidades. Nesta edição, além do prefeito Rodrigo Manga, de todo o secretariado e servidores de cada pasta, estiveram presentes também os vereadores Cristiano Passos, Salatiel Hergesel, Vinicius Aith e Fausto Peres.

Além das demandas que chegam a todas as áreas da Administração Pública, muitos munícipes também comparecem ao local com o interesse de visitar o prefeito, agradecer por alguma demanda já resolvida ou apresentar a ideia de um projeto novo. Nesta quarta, um grupo de crianças e professores do Colégio Maranata, localizado no Jd. São Marcos, foi levar uma camiseta do Brasil para o prefeito Rodrigo Manga e contar sobre uma ação solidária que fez parte do projeto de Formatura da turma do Pré 2 dessa escola particular. Foram confeccionadas camisetas para a torcida nos jogos da Copa do Mundo 2022. Cada camiseta foi trocada pela doação de alimentos ou de litros de leite. Os pais e responsáveis dos alunos ajudaram, tanto na confecção das camisetas, bem como na doação de alimentos. Foram arrecadados mais de 50 kg de alimentos e mais de 100 litros de leite e tudo foi doado ao hospital do Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil). “É uma grande alegria ver essas crianças já envolvidas com atos de solidariedade e contentes em fazer o bem para outras pessoas. Uma atitude que fazemos questão de valorizar e incentivar”, pontuou o prefeito Rodrigo Manga.

Também compareceu ao “Quarta com o Prefeito” o casal Claudio Cristiano Mendes e Vanilda Maria Almeida Mendes, além do jovem Dayan Rickson Almeida Mendes. A família se une para produzir, artesanalmente, carrinhos de rolimã, que são vendidos ou alugados, e também organiza eventos de corrida. Vieram presentear o prefeito com um exemplar personalizado com a pintura das bandeiras de Sorocaba, do estado de São Paulo e do Brasil. “É uma forma de agradecer pelo ótimo trabalho que a Prefeitura vem fazendo”, disse Vanilda.

Ao mesmo tempo, as demandas de munícipes também apareceram em grande quantidade. Entre os mais de 500 atendimentos realizados nesta edição, estava Dona Marta Pontes, moradora do bairro Santo André I, que veio pedir orientações na área da Saúde, a respeito da necessidade de consultas e exames para ela e também para o seu filho. “Eles me orientaram sobre onde buscar as informações corretas e agendar os exames”, ela contou.

O ciclista Bruno Machado, que integra a Liga de Ciclismo Sorocabana, organização que participa de eventos competitivos nessa modalidade, informou, durante o evento, que sofreu um acidente, há pouco tempo, e está sem a bicicleta para treinar, pois esta foi danificada na ocasião. “Eu tive inflamação no joelho, mas já estou melhor. Agora, vim buscar orientação sobre como proceder em relação à empresa envolvida no acidente”, falou. No atendimento, foi encaminhado para apresentar sua demanda ao Concilia Sorocaba, serviço de orientação jurídica gratuita do Município, realizado em parceria com a OAB Sorocaba (Ordem dos Advogados do Brasil).

Para os devidos acompanhamentos e devolutivas aos munícipes, todos os atendimentos realizados são cadastrados no sistema pela Ouvidoria Geral. A próxima edição do “Quarta com o Prefeito” será realizada em 2023, com divulgação prévia da data do evento, logo mais.

Fotos: Michelle Alves/Secom