Sorocaba

Última edição de 2022 do Coaves Kids acontece no Parque Natural “Chico Mendes” neste sábado (10) – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) realizam, neste sábado (10), às 8h, a última edição de 2022 do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Parque Natural “Chico Mendes”, localizado no Alto da Boa Vista. A atividade gratuita é voltada a crianças de 6 a 12 anos.

A ação de Educação Ambiental tem como objetivo reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Neste dia, a garotada terá a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre a importância da conservação da natureza. Lá, participarão de uma passarinhada para conhecer as aves que habitam o Parque Natural “Chico Mendes” e aplicar tudo o que foi abordado, ao longo deste ano, nos encontros do Coaves Kids. Já, as crianças que participarem, pela primeira vez, vão conhecer um pouco sobre as aves e sobre a atividade de observação.

Sorocaba abriga, aproximadamente, 300 espécies de aves e, no Parque Natural “Chico Mendes”, é possível encontrar mais de 100 delas, como o biguá, irerê, garça-branca, socó-dorminhoco, carcará, joão-de-barro, entre outras. Esta é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximar as crianças da biodiversidade existente na cidade, em que as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

Não é necessária inscrição prévia e o ideal é que as crianças usem roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

 

Foto: Alexandre G. Franchin/Coaves