Sorocaba

Formação final do projeto Lugares de Ler – Agência de Notícias

Professores e equipe gestora se reuniram em um ambiente de tranquilidade, junto à natureza, onde puderam trocar experiências e elaborar apresentações em grupo.

Na última etapa do ano das formações do projeto “Lugares de Ler”, foi realizada uma ação especial com os professores da rede municipal que integram a iniciativa, na última quinta-feira (30), no Clube de Campo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), gentilmente cedido para a atividade.

O evento foi proporcionado à rede municipal de ensino pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). Na oportunidade, foi realizado o primeiro “PicNiConto” do projeto, um piquenique diferente, ao ar livre, em meio à natureza, no qual o principal objetivo é a troca de experiências e o conhecimento mútuo sobre as técnicas de contação de história para os alunos.

A formação reuniu 177 docentes, nos períodos da manhã e da tarde. Além de livros do acervo das escolas, no local, também foi disponibilizada a “Carreta Literária”, que tem percorrido as unidades escolares. Organizados em grupos, os professores escolheram livros para apresentar e interpretar e, ao fim, fazer seus apontamentos e trocar ideias a respeito dessas formas de leitura.

“Estamos encerrando as atividades de formação do projeto ‘Lugares de Ler’. Trouxemos também a ‘Carreta Literária’ como um suporte de acervo, para que os docentes pudessem escolher os livros que gostariam de trabalhar. Proporcionamos a atividade de dança circular, a conexão com a natureza, para a preparação de uma contação de história, além de intermediação de leitura, intervenção literária, enfim, as atividades que são realizadas em sala de aula com os alunos, eles puderam exercitar aqui, apresentando para os colegas. O primeiro PicNiConto reúne piquenique com atividade literária, sendo que a ideia é levar essa atividade para a escola, fazendo de cada espaço do prédio um lugar para a leitura”, explica a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu Izaura Mendes.

O resultado das apresentações dos grupos surpreendeu positivamente a todos. “A gente procura incentivar que a contação de histórias aconteça em diferentes lugares da escola, inclusive no improviso, para justamente estimular a criatividade e a imaginação das crianças. O resultado foi melhor do que esperávamos nessa apresentação entre os professores e sabemos que o adulto encontra mais barreiras para se soltar do que as crianças. A experiência, aqui, foi muito boa, sendo que eles superaram o receio de se expor. Foi fantástico! São vivências únicas, que serão levadas para a escola”, observa a professora e contadora de histórias Leila Chinelatto.

“O projeto Lugares de Ler é uma das ações que têm o nosso estímulo aqui, na Sedu, pela importância e pelo impacto dessa iniciativa, tão relevante. A ‘Carreta Literária’, além disso, veio contribuir de forma muito positiva para o êxito do projeto”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Fotos: Rose Campos/Secom