NOTÍCIAS

Prefeitura realiza demolição de construção irregular que funcionava como loja de material de construção – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O imóvel ficava em um lote que foi desapropriado para a construção de uma base da Comlurb na Avenida Niemeyer – Divulgação

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Zona Sul realizaram, nesta quarta-feira (30/11), uma operação de demolição de uma construção irregular na Avenida Niemeyer, em São Conrado. O imóvel, de 500 metros quadrados, ficava em um lote que foi desapropriado para a construção de uma base da Comlurb e que foi invadida para a instalação de uma loja de materiais de construção.

Além de invadir o terreno público, a loja ainda utilizava a área destinada à calçada para armazenamento de materiais, impedindo a circulação dos pedestres. Foram apreendidas 15 caixas d’água, uma lona que cobria uma área de 80m2, um contêiner e 150 varas de ferro. Os agentes também descartaram nove caminhões com materiais que estavam na calçada, totalizando 115 toneladas. Foi desligada uma ligação clandestina de água.

– Essa é mais uma operação de demolição de construções irregulares e é importante destacar que esse terreno foi desapropriado para a construção de uma base da Comlurb e, mesmo assim, foi invadido por uma loja de material de construção que, além de utilizar ilegalmente o terreno, também usava a calçada para armazenar seu material. Essa obra é totalmente irregular e por isso estamos fazendo a demolição. Seguiremos fazendo esse trabalho de ordenamento urbano para que a cidade possa ter ordem pública e para que construções irregulares não provoquem tragédias e coloquem em risco a vida das pessoas – destacou o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Também participaram da operação agentes da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), Secretaria de Conservação, Guarda Municipal, Comlurb, Água do Rio, Light, Rioluz, Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), Gerência de Fiscalização de Estacionamento Reboques e Polícia Militar.

– O ordenamento é um dos pilares da administração da Prefeitura e seguiremos combatendo as irregularidades. Já havíamos embargado esta obra, mas insistiram com a ilegalidade e hoje viemos resolver a situação. Calçada é lugar para a livre circulação de todos e invasão de terreno é crime – reforçou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Desde o início de 2021 a Seop já realizou a demolição de mais de 1.800 unidades construídas irregularmente, em sua maior parte em área sob influência do crime organizado, acarretando em um prejuízo de cerca de R$ 230 milhões.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Espetáculo que mistura dança e artes plásticas e visuais é destaque na programação da Secretaria Municipal de Cultura

30 de novembro de 2022

Parque Radical de Deodoro e Cidade das Crianças abrem mais de 800 vagas gratuitas para atividades esportivas

30 de novembro de 2022

CGM-Rio divulga o Relatório Resumido de Execução Orçamentária do 5º bimestre de 2022

30 de novembro de 2022

GM-Rio sedia 1º Encontro de Gestores de Ensino das Guardas Municipais do Estado

30 de novembro de 2022

Prefeitura faz operação de ordenamento e acolhimento na Avenida Brasil

30 de novembro de 2022

< Voltar