Todos os jogadores de games competitivos online sabem o que é a incessante busca por melhora de performance, seja em questão de desempenho dos jogos ou evolução pessoal. Para ajudar com isso, veja abaixo cinco dicas para alcançar mais resultados:

Internet

Para que a experiência ao jogar online seja a mais adequada visando a máxima performance do jogador, principalmente em títulos competitivos como League of Legends (LoL) ou Counter-Strike (CS), é necessário que a conexão de internet seja a melhor possível.

Hoje, a grande maioria de conexões banda larga oferece o mínimo necessário de velocidades de download, upload e latência para tal, mas alguns cuidados ainda se fazem necessários para evitar problemas.

Imagem: Speed Test/Reprodução
Imagem: Speed Test/Reprodução

Portanto, caso esteja enfrentando perdas de pacote ou obstáculos do gênero, primeiro procure serviços como o Speed Test para saber se, de fato, algo está errado com a entrega de conexão. Caso este não seja o caso, explore sua máquina e desative atualizações e operações automáticas em segundo plano, já que essas também podem gerar uma carga desnecessária no pacote de internet e impactar negativamente durante partidas online.

Antivírus

Há algum tempo, os sistemas de proteção da Microsoft (Windows Defender) oferecem uma boa garantia contra softwares perigosos. Ainda assim, é recomendado ter atenção acerca de outros programas que podem interferir no desempenho dos games.

Além de manter o sistema operacional sempre atualizado, outra medida de manutenção é usar periodicamente programas que lidam com malwares ou arquivos “inúteis”, pois muitos deles podem não causar problemas, mas prejudicam o desempenho geral de computadores.

Imagem: Malware Bytes/Reprodução
Imagem: Malware Bytes/Reprodução

Recomendações são programas gratuitos como MalwareBytes e CCleaner, o primeiro focado em detectar programas indesejados que, por não causarem problemas, muitas vezes são ignorados por antivírus, e o último especializado em encontrar arquivos não utilizados muitas vezes deixados por cookies baixados ou programas já desinstalados.

Aumente seus frames

Não é segredo para ninguém que o quanto maior a quantidade de frames exibidos por segundo na tela na hora de jogar mais fluida são também animações e mais rápidas são as respostas obtidas pelo game.

Mantenha-se positivo

Todos sabem que o ambiente competitivo de jogos online pode não ser o mais agradável e recompensador sempre. Mesmo assim, é importante não absorver sentimentos ruins, mesmo com a pior das derrotas.

De acordo com estudo publicado pela revista Psicology of Sport and Exercise, emoções positivas e confiança afetam o gameplay de diversas maneiras, com mais de 80 pessoas testadas para comprovação.

Brevemente, segundo as conclusões das experiências, por mais que uma recompensa seja posta para vencedores de antemão (desde dinheiro em competições oficiais a pontos em partidas ranqueadas), o impacto maior não vem da pressão exercida nos jogadores e sim do julgamento inicial que tiveram de suas habilidades. Portanto, antes mesmo de entrar em partidas e tentar conhecer seus companheiros e adversários, faça uma auto-avaliação e identifique seus pontos fortes para começar a jogar confiando em suas próprias habilidades.

Treino

É claro que, mesmo com confiança, é necessário treinar para manter o mesmo nível durante os jogos ou até mesmo ficar cada vez melhor. O jogador que deseja melhorar e aumentar seu desempenho em jogos deve sempre buscar se aperfeiçoar.

Imagem: Kovaak's FPS Aim Trainer/Reprodução
Imagem: Kovaak’s FPS Aim Trainer/Reprodução

Seja qual for seu gênero favorito, há diversas maneiras de suas habilidades, mecanicamente ou mesmo de outras formas, um jogador de FPS, por exemplo, pode se beneficiar de exercícios de mira como Kovaak’s FPS Aim Trainer, enquanto um jogador de MOBA pode exercitar sua coordenação em games como Osu.

Compartilhar