Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
A Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil lançaram um robusto plano de segurança para o Carnaval de 2026, com foco especial na proteção e no acolhimento das mulheres. A grande inovação deste ano é a ampla implementação do “Botão Lilás”, um canal direto de comunicação e acionamento de apoio conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
A estrutura do CICC, localizada no CAB, reunirá em um mesmo espaço os três órgãos. O objetivo é otimizar o atendimento a ocorrências de gênero, agilizando a resposta e garantindo uma atuação conjunta e mais eficaz das forças de segurança. A operação será ininterrupta, com guarnições policiais dedicadas durante o dia e monitoramento 24 horas para todas as ocorrências.
“A integração é a palavra-chave para o sucesso desta iniciativa. Ao concentrarmos as forças de segurança em um único ponto de comando, como o CICC, e ao disponibilizarmos ferramentas diretas de acionamento, como o Botão Lilás, estamos encurtando o tempo de resposta e garantindo que as mulheres se sintam mais seguras e amparadas durante a folia. É um passo fundamental para que todas possam desfrutar do Carnaval com tranquilidade e respeito”, explica o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva.
A coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Géssica Reis, pontua: “Queremos que todas as mulheres se sintam seguras e empoderadas para aproveitar o Carnaval de Salvador. O Botão Lilás e a presença ativa das nossas equipes são ferramentas para garantir que elas saibam que não estão sozinhas e que existe um suporte dedicado a elas.”
Ferramenta – O Botão Lilás funcionará como um canal direto para acionar a Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Salvador. O contato poderá ser feito de forma discreta e rápida através do aplicativo de mensagens WhatsApp, no número (71) 98791-3420. Ao acionar o botão, um operador no CICC receberá a chamada em tela espelhada e direcionará a equipe de terreno mais próxima para o local, garantindo um atendimento ágil.
Além disso, uma viatura estará permanentemente na Casa da Mulher Brasileira, pronta para atender a quaisquer chamados feitos pelo Botão Lilás que não estejam diretamente ligados ao circuito do Carnaval, assegurando que o apoio esteja disponível mesmo fora da área de maior concentração da festa.
Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, a iniciativa representa um avanço na garantia de direitos. “O Botão Lilás é uma ferramenta fundamental para salvar vidas e fortalecer a rede de proteção às mulheres. Nosso compromisso é garantir que elas saibam que não estão sozinhas e que a Prefeitura de Salvador estará presente, com resposta rápida, acolhimento e encaminhamento seguro durante todo o Carnaval”, destaca.
Prevenção – A atuação de prevenção estará presente nas campanhas informativas sobre a violência contra as mulheres com distribuição de materiais entre os foliões.
A SPMJ realizará a campanha “A Rua é Delas” para o Carnaval 2026, mobilização de combate à violência contra as mulheres que envolve a distribuição de material informativo em diversos espaços, no transporte público e em QR codes espalhados pelo circuito.
Além disso, as medidas envolvem fluxos e protocolos permanentes com dez Postos de Saúde, especialmente com relação à violência sexual, e com as Salas de Acolhimento nos seis maiores camarotes do circuito Barra-Ondina.
A Casa da Mulher Brasileira vai funcionar 24h para atender as ocorrências dos circuitos do Carnaval que demandem abrigamento em razão da violência doméstica, familiar e sexual contra as mulheres e as ocorrências fora do circuito.
