Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Ascom Secult
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), promove, a partir desta quarta-feira (11), às 10h, um receptivo especial no Aeroporto Internacional de Salvador, marcando oficialmente a chegada dos turistas para o Carnaval 2026. A ação integra a estratégia da gestão municipal para valorizar a identidade cultural da cidade e reforçar a capital baiana como destino turístico de referência no Brasil e no mundo.
Com uma encenação artística pensada para surpreender quem desembarca na capital baiana, o receptivo terá início com quatro sambistas, que surgem sentados em uma mesa no saguão de desembarque, interpretando a canção “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi. A cena dialoga diretamente com o tema oficial do Carnaval de Salvador 2026, “O Samba Nasceu Aqui”, que celebra a Bahia como berço do ritmo e homenageia os 110 anos do primeiro registro fonográfico do gênero, a música “Pelo Telefone”, de 1916, além das raízes profundas do samba no Recôncavo Baiano.
Na sequência, dois bailarinos-atores, caracterizados como garçons, entram em cena simulando um atendimento à mesa dos sambistas. O gesto simbólico de lançar uma toalha sobre a mesa funciona como a “senha” para a entrada dos demais bailarinos, que passam a ocupar o espaço com cantos, coreografias e movimentos inspirados na cultura e na energia de Salvador, transformando o aeroporto em um grande cartão de boas-vindas para quem chega para curtir o Maior Carnaval do Mundo.
A ação foi pensada para criar um impacto visual forte e acolhedor, valorizando a música, a dança e a hospitalidade como marcas da cidade, além de render imagens atrativas para televisão, portais e redes sociais.
O ‘flashmob’ dançante para receber os visitantes foi um sucesso no Aeroporto de Salvador no verão: ao longo do mês de janeiro, um grupo de bailarinos vestidos como pilotos e funcionários do terminal se apresentou no terminal de desembarque, e os vídeos e fotos ‘viralizaram’ organicamente nas redes sociais, ajudando a divulgar a capital baiana.
O receptivo também reforça a importância do turismo para a economia e para a projeção cultural de Salvador. No último Carnaval, a cidade recebeu 1,1 milhão de turistas. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 10% no fluxo de visitantes, de acordo com dados do Observatório do Turismo, podendo chegar a 1,2 milhão de pessoas durante o período carnavalesco.
