ENTRETENIMENTO

Voo direto entre Salvador e Panamá é retomado e amplia acesso a 80 destinos do Caribe e das Américas – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Adam Vidal / Secom PMS

A conexão aérea direta entre Salvador e a Cidade do Panamá voltou a operar na madrugada desta quinta-feira (8), com a realização do voo inaugural da Copa Airlines marcando a retomada da rota internacional entre a capital baiana e a panamenha após quase seis anos de suspensão. A partir de agora, os soteropolitanos terão quatro voos semanais ligando a cidade ao Aeroporto de Tocumen, principal hub da companhia aérea no continente, de onde saem conexões para mais de 80 destinos em todas as Américas – inclusive nos Estados Unidos.

O retorno do voo é estratégico para a capital baiana, e contou com a articulação da Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Com a nova rota, pessoas vindas de todo o continente poderão desembarcar em Salvador num voo da Copa Airlines, sem a necessidade de fazer conexão em outra cidade brasileira. No sentido inverso, os baianos poderão viajar a países como Estados Unidos, Costa Rica, Canadá, México e todo o Caribe sem precisarem passar por um hub mais ao sul do Brasil, como em São Paulo.

Presente no ato simbólico que marcou a retomada do voo, no Aeroporto de Salvador, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, afirmou que o avanço dialoga com o momento que a cidade vive como destino internacional: “A retomada desses voos é um marco importante para a nossa cidade e é resultado de um trabalho consistente da Prefeitura, construído com planejamento, articulação internacional e diálogo permanente com o trade turístico. Esse processo começou quando estivemos no Panamá para abrir canais de diálogo, apresentar Salvador ao mercado internacional e construir as pontes necessárias que viabilizaram essa conexão.”, disse.

“Essa nova rota não só amplia o acesso da nossa cidade a mais de 80 destinos, incluindo mercados centrais para o turismo e negócios, como também fortalece nossa projeção internacional e o nosso papel como polo cultural e econômico ligado às diásporas africanas. Nossa gestão assumiu o compromisso de conectar Salvador com o mundo, fortalecendo nossa posição como destino estratégico nas Américas. Estamos ampliando oportunidades para o turismo, impulsionando a economia e reafirmando uma gestão que trabalha para uma cidade cada vez mais conectada, preparada e aberta ao futuro”, completou Ana Paula Matos.

O voo de saída de Salvador (CM753) operará às segundas, terças, quintas e sábados, partindo às 01h25 da manhã e chegando ao Panamá às 06h40. Segundo a companhia aérea, a escolha do horário é estratégica, pois a chegada ao hub da Copa Airlines coincide com a saída das conexões matinais para destinos no Caribe e nos Estados Unidos.

Já o voo de retorno, da Cidade do Panamá para Salvador (CM752), ocorrerá às segundas, quartas, sextas e domingos, decolando às 15h58 do Aeroporto de Tocumen e aterrisando na capital baiana às 00h25 do dia seguinte. A Copa Airlines é hoje uma das maiores companhias aéreas do continente especializando-se em conectar as Américas, e Salvador será o único destino no Nordeste.

“É com imensa alegria que anunciamos a reativação da nossa rota em Salvador. Sabemos o quanto essa conexão direta com o Panamá traz praticidade e economia de tempo para a população da Bahia, encurtando distâncias e facilitando o acesso a mais de 80 destinos nas Américas. Estamos prontos para receber os baianos a bordo novamente com nosso serviço de classe mundial,” celebrou Monica Afonso, Gerente de Vendas da Copa Airlines.

A Vinci Airports, operadora do Aeroporto Internacional de Salvador, reforçou o impacto positivo da novidade: “A retomada da operação da Copa Airlines em Salvador representa um avanço estratégico para a conectividade internacional da Bahia. A ligação direta com o Hub das Américas, no Panamá, amplia o acesso dos passageiros a dezenas de destinos e reforça o papel do Salvador Bahia Airport como porta de entrada do Nordeste para o mundo. A infraestrutura e o impacto econômico da rota também são pontos focais para as autoridades locais”, afirmou Julio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil.

Protagonismo – A Prefeitura teve participação fundamental na atração do voo, que estava sendo disputado com o Recife. As negociações começaram em 2024, quando uma comitiva da Secult foi ao Panamá apresentar os potenciais da cidade aos diretores da empresa. No último mês de maio, a própria vice-prefeita foi à Cidade do Panamá para apresentar o plano de desenvolvimento turístico e de comunicação da capital baiana.

“A gente apresentou um vídeo, mostrando tudo o que estava sendo feito no turismo daqui, tratamos do que seria possível fazer em relação à diminuição de taxas e nos comprometemos também a dar apoio na parte de comunicação. O trade turístico foi essencial, porque os hotéis apresentaram uma tarifa especial para atrair esses trabalhadores da Copa. E aqui está a minha palavra de agradecimento à Copa por essa escolha, por reconhecer a força do povo baiano”, disse Ana Paula Matos.

Foi apresentado todo o trabalho da Prefeitura para desenvolver o turismo, a exemplo da criação de novos equipamentos culturais como a Casa das Histórias e a Galeria Mercado, além do apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab); a construção de um novo Centro de Convenções; a requalificação de toda a orla; além da divulgação estratégica do destino por meio da campanha Salvador Capital Afro, do calendário de verão e de festivais culturais internacionais, entre outros.