Foto: Camile Barreto/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Nilson Marinho/ Secom PMS
Os profissionais que trabalham na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, durante o Festival Virada Salvador 2026, têm acesso a almoços gratuitos, servidos em um Restaurante Popular montado nas proximidades do espaço de shows, no Imeja. Esta é a primeira vez que a Prefeitura oferece esse tipo de benefício a ambulantes, baleiros, catadores de materiais recicláveis e baianas de acarajé. Além da alimentação, os trabalhadores também recebem passagens gratuitas para o deslocamento entre o local de atuação e suas residências.
A iniciativa teve início um dia antes da abertura oficial do festival, ainda na quinta-feira (25), durante a apresentação do Frei Gilson na programação de Natal da cidade, e se estenderá até o próximo dia 31. Até lá, todos os dias, entre 11h e 13h, serão servidas 1,4 mil refeições diárias. Além do próprio prato, o trabalhador também tem direito a outra refeição destinada a um acompanhante.
De acordo com o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, essa foi uma forma que a gestão municipal encontrou de oferecer mais conforto e segurança alimentar aos trabalhadores. A ideia, segundo ele, é que a iniciativa seja estendida também para o Carnaval.
“É uma alimentação extremamente nutritiva, acompanhada por nutricionista, com proteína, carboidrato na medida certa, suco e até sobremesa, tudo isso com dignidade, em um local apropriado, para atender quem está trabalhando no Festival Virada. Essa já é uma ação pensada também como preparação para o Carnaval de Salvador. Percebemos o quanto isso é importante, especialmente pela condição de vulnerabilidade em que muitos desses ambulantes vivem. Muitas vezes, eles não conseguem sair do posto de trabalho, não têm com quem deixar seus produtos ou não conseguem pagar uma quentinha, que custa entre R$ 20 e R$ 25”, comentou.
O cardápio foi elaborado a partir de um levantamento prévio feito com os próprios trabalhadores. O menu, segundo a nutricionista e coordenadora dos Restaurantes Populares, Karine Santos, inclui feijão com arroz, proteína, salada e farofa. Também serão servidos feijoada e ensopadinho com pirão.
“Fizemos uma escuta com os ambulantes para entender as preferências, e o cardápio foi montado a partir disso, sempre de forma nutritiva, pensando na correria pesada do trabalho deles durante o evento. São 1,4 mil pessoas beneficiadas com uma refeição pensada com cuidado, carinho e planejamento nutricional”, afirmou.
Cuidado – O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Décio Martins, comentou que as iniciativas de oferecer alimentação e transporte gratuitos aos ambulantes cadastrados no Festival Virada Salvador representam um olhar de cuidado da gestão municipal, com o objetivo de garantir mais dignidade aos trabalhadores e contribuir para uma maior organização do evento.
“Essa iniciativa de fornecer alimentação e transporte gratuitos para os ambulantes cadastrados no Virada é mais um passo importante no cuidado com o trabalhador informal. Nosso objetivo é oferecer melhores condições de trabalho, garantindo dignidade, organização e mais tranquilidade para que eles possam exercer suas atividades durante a festa”, disse.
Vanderleia dos Santos Souza, de 48 anos, é moradora do Centro Histórico e ambulante há mais de 20 anos. Ela participou de todas as edições do Festival Virada Salvador. A trabalhadora elogiou as iniciativas das refeições e do transporte gratuito. “É um olhar cuidadoso que a gestão está tendo com a gente e um suporte que nós, trabalhadores, precisamos. Eu vou estar aqui todos os dias, então é muito importante ter alimentação gratuita. Facilita muito”, disse.
Nice Amácio de Azevedo, de 49 anos, mora em Paripe e também atua como ambulante na Arena O Canto da Cidade. Ela também comemorou a iniciativa da gestão municipal. “Muito bacana, porque dessa maneira acabamos economizando e não gastamos o que ganhamos durante a festa com alimentação. A comida estava muito boa”, avaliou.
Eliana Sacramento Santos Silva, de 29 anos, também é ambulante. Moradora do final de linha do bairro do Uruguai, ela está grávida de gêmeos. “Não esperava encontrar refeições gratuitas, foi uma surpresa bastante positiva. Tudo muito organizado e a comida estava uma delícia. Comi por três [pessoas]”, brincou.
Mais iniciativas – Outras ações também estarão em prática durante o festival, como o Projeto Réveillon Social, com campanhas e ações de abordagem social dentro da arena e em outras áreas da cidade para coibir a prática do trabalho infantil. Além disso, pessoas com deficiência terão visão privilegiada do palco principal por meio do Mirante Acessível, além de contar com uma equipe de audiodescritores, intérpretes de Libras e guias especializados à disposição desse público.
O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 a 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram.
Acesse a galeria de fotos:https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/restaurante-popular-atende-ambulantes-durante-o-festival-virada-2026/ .
