A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) promoveu uma formação técnica voltada às equipes dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), em Candeias, na Região Metropolitana. A atividade integra a agenda do Fórum de Gestoras da Bahia e tem como foco o fortalecimento institucional das políticas públicas de gênero no estado.
As formações técnicas da SPM fazem parte de um conjunto de ações voltadas ao aperfeiçoamento das gestoras, técnicas e colaboradoras que atuam nos OPMs municipais. A proposta visa aprimorar conhecimentos em gestão, planejamento, execução e monitoramento das políticas de gênero e raça, fortalecendo o trabalho das equipes locais.
“A iniciativa tem como objetivo fortalecer institucionalmente as gestoras, técnicas e colaboradoras que atuam na implementação de políticas públicas voltadas às mulheres nos municípios baianos. Cada município nos apresenta uma realidade que nos convida ao diálogo. Em Candeias, encontramos um grupo empenhado em aprender e realizar o melhor trabalho. O objetivo foi alcançado, e tratamos de contribuições e competências.O conteúdo foi muito bem acolhido pelo grupo”, destacou Luciana Mota, superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM.
A capacitação contou com a participação de 12 mulheres, entre gestoras, técnicas e colaboradoras de OPMs do município, além de integrantes das equipes do Centro de Referência da Mulher (CRM) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
“A formação ocorreu de forma encantadora, fortalecendo o entendimento das servidoras diante das ações, posturas e da compreensão sobre o serviço público. Mais do que o trabalho social, é necessário compreender a estruturação das políticas públicas em sua formalidade, para que cheguemos na ponta de maneira mais efetiva. A formação de hoje agregou muito às servidoras, mostrando que o trabalho realizado está no caminho certo. Agradeço a parceria e a presença da equipe da SPM”, afirmou Ana Rita Paim, secretária municipal da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Candeias.
Transversalidade – A metodologia adotada nas formações é participativa, valorizando os princípios de interseccionalidade, transversalidade, intersetorialidade e participação social, com foco no fortalecimento institucional, no trabalho em rede e na efetivação dos direitos das mulheres.
Entre os conteúdos abordados, destacam-se: Estrutura e papel estratégico dos OPMs; Marcos legais e planos de políticas públicas de gênero; Planejamento estratégico e gestão orçamentária; Articulação intersetorial e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência; Comunicação institucional e mobilização social e Oficina prática para elaboração de plano técnico de ação municipal.
Fonte: Ascom/SPM
