ENTRETENIMENTO

Estratégia de Governo Digital do Estado é apresentada em fórum | SECOM

O 2º Fórum Bahia Mais Digital foi aberto, nesta quinta-feira (30), com a palestra de Wesley Vaz, secretário de Governança, Inovação e Transformação Digital do Tribunal de Contas da União (TCU), que abordou o tema “Governo Digital e Inovação no Setor Público”. Um dos pontos mais relevantes do evento foi o lançamento da Estratégia de Governo Digital do Estado da Bahia, apresentada pelo consultor Cláudio Marinho, da empresa Porto Marinho, contratada pelo Estado.

O evento terá dois dias de programação (30 e 31), no Centro Administrativo da Bahia, reunindo gestores públicos, especialistas e a sociedade em um espaço de construção coletiva. A proposta é compartilhar experiências, debater soluções inovadoras e refletir sobre como as tecnologias podem tornar o Governo mais eficiente, transparente e centrado nas pessoas.

O Fórum contou com a participação dos secretários de Administração, Rodrigo Pimentel, e de Comunicação Social, Marcus Vinicius Di Flora, anfitriões do evento. Também estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, e José Muniz Rebouças, diretor executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), além de Mariano Lafuente, especialista em Modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário da Administração Rodrigo Pimentel falou sobre as novas tecnologias no setor público e sua universalização. “A segunda edição do Fórum Bahia Digital está reunindo diversos órgãos públicos para tratar da temática da tecnologia e da inovação, com diversos temas, muitos deles já bem avançados na Bahia, como o portal BA.GOV.BR e o SEI Bahia Municípios. Estamos abordando assuntos como inteligência artificial, infraestrutura de dados e transformação digital. Este é um momento para compartilhar soluções, trocar ideias e tornar o acesso à tecnologia cada vez mais universal para a população baiana”, comentou Pimentel.

O secretário de Governança, Inovação e Transformação Digital do TCU, Wesley Vaz, destacou a importância das pessoas no processo de transformação digital, com foco no servidor público. Professor convidado da Fundação Dom Cabral e autor de livros e artigos sobre tecnologia, Vaz defende que o ser humano ocupe o lugar central nos processos de transformação digital. “O Governo da Bahia tem feito um trabalho brilhante. A Estratégia é muito bem desenhada, mas, para que o projeto continue avançando, os agentes públicos precisam entender que essa é uma condição humana, embora envolva tecnologia”, explicou o integrante do TCU.

As premissas da Estratégia de Governo Digital foram apresentadas por Cláudio Marinho, consultor contratado pelo Estado dentro do Programa Bahia Mais Digital. Fundador do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, Marinho falou sobre as estratégias e ações previstas no plano para colocar tecnologia, inovação e dados a serviço da população baiana. “Construímos uma estratégia de forma colaborativa, com muita participação e contribuição dos gestores públicos da Bahia. Gostamos muito do resultado. Chegamos a uma definição clara de objetivos estratégicos: são sete objetivos estratégicos e 19 específicos, que serão usados pelo Governo como orientação”, analisou Marinho.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, explicou que a política de governo digital é estruturada em três pilares: serviços, infraestrutura e competências digitais, com caráter transversal em toda a gestão. Ele ressaltou que a Bahia está entre os estados que mais avançaram na integração tecnológica e na formação de servidores para a era digital. “A Bahia não apenas absorve tecnologia. Produz soluções e exporta conhecimento”, observou, destacando a importância de ampliar o acesso à internet e promover a inclusão digital nos municípios.

Já o secretário de Comunicação, Marcus Di Flora, destacou o papel da comunicação pública na consolidação da transformação digital. Segundo ele, a Secom tem atuado na integração entre tecnologia e informação, reforçando o uso do portal BA.GOV.BR e de outros canais digitais. “Quando o cidadão acessa um serviço com rapidez e segurança, a comunicação pública cumpre seu papel social”, declarou, ressaltando que a comunicação digital é hoje um instrumento de cidadania e transparência.

Com mais de 6,5 milhões de cidadãos cadastrados na plataforma BA.GOV.BR e cerca de 1,3 milhão de atendimentos digitais por mês, o Estado tem ampliado o acesso aos serviços públicos e reduzido a burocracia. O coordenador executivo de Transformação Digital da Secretaria da Administração, Igor Takenami, informou que os investimentos somam mais de 52 milhões de dólares, destinados à modernização tecnológica, inclusão digital e capacitação de servidores.

Entre as ações em curso estão o fornecimento de internet gratuita para prefeituras e cidadãos, a digitalização de processos administrativos e o avanço do conceito de “governo proativo”, no qual os serviços vão até o cidadão. “A transformação digital é, antes de tudo, uma transformação de pessoas, que muda a forma de pensar e de servir à sociedade”, afirmou Takenami.

Nesta sexta-feira (31), a programação do Fórum terá apresentações sobre temas como Conectividade e Segurança: Pilares para um Governo Digital, Como a Transformação Digital Vem Impactando Governos e Cidadãos e Comunicação Digital: O Papel da Secom na Ampliação do Acesso aos Serviços Públicos Digitais. O evento também contará com palestras sobre Inteligência Artificial e o Futuro da Gestão Pública, Dados que Transformam: Inteligência e Evidências para uma Gestão Pública Digital e Estratégica, Cidades Digitais: A Agenda da Transformação Digital no Setor Público Municipal e o Painel Bahia Digital.

Fonte: Ascom/Saeb