Ícone do site INFORMA1

Clínica do Paradesporto da Sudesb chega ao Sul da Bahia neste final de semana | SECOM

A cidade de Porto Seguro, Litoral Sul da Bahia, receberá a sexta etapa das Clínicas do Paradesporto 2025 na sexta-feira (3) e sábado (4), com atividades teóricas e práticas nas modalidades bocha paralímpica, futebol de cegos, goalball e paratletismo. A programação acontecerá na quadra de esporte da Praça da Família, com abertura na sexta-feira (3), às 19h, e aulas teóricas e práticas no segundo dia, respectivamente, a partir das 8h e das 14h.

Organizada pelo Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), a etapa deste final de semana terá os palestrantes Júlio César Oliveira, coordenador da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (APIB) – Jequié, Tâmara Gabriella Cardoso, supervisora do Centro de Referência Paralímpico da Universidade Estadual de Santa Cruz – CRP/Uesc e Nathália Palma, professora do CRP/Uesc.

Com nove edições neste ano, o projeto visa democratizar a inclusão e a transformação social da Pessoa com Deficiência (PCD) nos esportes, com o conhecimento acerca do ensino do paradesporto nas diferentes regiões da Bahia, por meio da capacitação de profissionais ou estudantes de educação física, além de agentes esportivos das comunidades e a população geral, para que tenham conhecimento de como incluir a pessoa com deficiência na área esportiva.

Clínicas do Paradesporto 2025 –  o evento teve início em maio e terá calendário até dezembro. Depois de Porto Seguro, as próximas etapas das Clínicas do Paradesporto serão em Remanso, Seabra e Camaçari. A iniciativa já passou por Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. O projeto contempla ações de seminários teóricos e apresentações práticas sobre as modalidades paradesportivas, além de palestras sobre a vivência de atletas baianos do paradesporto, com modalidades como bocha, vôlei sentado, goalball, futebol de cegos e atletismo paralímpico.

Fonte: Ascom/Sudesb

Sair da versão mobile