O município de Rio Real recebeu, no último sábado (27), pelo Governo do Estado, entregas importantes para fortalecer a agricultura familiar do Litoral Norte. Entre os destaques, está a nova Unidade de Beneficiamento de Frutas, entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e que será administrada pela Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte (COOPEALNOR).
O espaço, instalado no Loteamento Santa Rita de Cássia, garante melhores condições para o processamento da produção local, ampliando as oportunidades de comercialização em feiras e programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de gerar novas perspectivas para agricultores e cooperados da região.
Além da unidade, o governo também oferece Assistência Técnica em Gestão e Acesso a Mercado (ATEG) e de Apoio à Produção (ATEP), que vai otimizar a produção e garantir acesso a mercados. “Isso significa acompanhamento direto na base para 80 cooperados, com orientações técnicas, apoio a práticas produtivas e trabalhos coletivos, garantindo que a produção chegue ao mercado de forma estruturada”, destacou José Aldo, gerente técnico da COOPEALNOR.
“Essa unidade representa uma virada de chave para a agricultura familiar de Rio Real. Ela garante que os agricultores tenham condições de transformar sua produção em novos produtos, com mais valor agregado e acesso a novos mercados. É um investimento que fortalece a renda, dá segurança ao trabalho no campo e reafirma o nosso compromisso em apoiar quem produz alimento de qualidade para o nosso povo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
Mais investimentos no município
Além da unidade de beneficiamento, Rio Real foi contemplada com 400 barracas de feira livre e um trator agrícola completo com implementos, que vai facilitar o preparo do solo e aumentar a produção das famílias agricultoras. O Governo do Estado também autorizou a celebração de convênio com a prefeitura para a reforma da Feira Livre Municipal, que vai fortalecer ainda mais a comercialização direta e valorizar a produção local.
Essas ações reforçam o compromisso da SDR em investir na agricultura familiar, promovendo desenvolvimento econômico, inclusão produtiva e melhores condições de vida para quem vive e trabalha no campo.
Fonte: Ascom/SDR