As inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada – Educação em Movimento, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado, serão abertas nesta segunda-feira (22) e poderão ser realizadas até 26 de setembro, através do link disponibilizado no Portal da Educação (https://www.ba.gov.br/educacao/).
Voltada para servidores, estudantes (a partir dos 14 anos), convidados e apoiadores da rede estadual de ensino, a corrida está prevista para acontecer no dia 18 de outubro, com largada às 7h, nas imediações do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e nos municípios-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). O kit da corrida inclui camisa, sacola sustentável, número de peito, chip, viseira, barra de cereal e squeeze (tipo de garrafa), entre outros.
Os participantes vão competir nas modalidades de 3 km de caminhada e 5 km de corrida cronometrada. Serão distribuídas medalhas para todos que concluírem o percurso, além de prêmios especiais aos três primeiros classificados em cada categoria (estudantes e servidores), tanto masculino, como feminino. Para participar, os servidores deverão fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Já os estudantes estarão isentos da doação.
Saúde e bem-estar
A Corrida e Caminhada – Educação em Movimento é uma ação estratégica organizada pela SEC, através do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor e do Trabalhador (PASVAP), com o objetivo de incentivar o autocuidado, ampliar os conhecimentos sobre saúde e bem-estar e promover a prática esportiva entre servidores e estudantes da rede estadual de ensino.
Na primeira edição, em 2024, a iniciativa da SEC contou com um público estimado de 10 mil competidores, sendo que dois mil deles competiram na capital baiana. Além de estimular hábitos saudáveis e cuidados com a saúde, o evento em sua estreia proporcionou um momento de integração entre os participantes e arrecadação de alimentos não perecíveis para o Programa Bahia Sem Fome. Para garantir conforto e segurança aos competidores, foram disponibilizados ambulância, pontos de hidratação ao longo do circuito e, no estacionamento externo da SEC, foi montada uma infraestrutura com toldos, guarda-volumes, estação de frutas e pontos de massagem.
Serviço:
O que: Inscrição para 2ª Corrida e Caminhada da Educação em Movimento
Quando: 22 a 26 de setembro
Onde: Portal da Educação (https://www.ba.gov.br/educacao/)
Quanto: Gratuito