ENTRETENIMENTO

Alba promove sessão especial em comemoração aos 20 anos do Nafro | SECOM

O 20º aniversário do Núcleo de Religiões de Matriz Africana (Nafro) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) foi comemorado na manhã desta sexta-feira (19), durante uma sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O Nafro, que é pioneiro no Brasil entre as forças policiais e militares, foi criado em 2005 e integra o Departamento de Promoção Social (DPS), tendo surgido que surgiu para suprir a falta de representatividade dos religiosos de matrizes africanas integrantes da PMBA, proteger e manter as tradições destas religiões, além de promover e defender a tolerância religiosa. 

Promovida pelo deputado estadual Marcelino Galo, a sessão especial marcou uma trajetória de luta, resistência e avanços. O evento contou com as presenças do diretor adjunto do DPS, tenente-coronel Jusceval, da diretora de Direitos Humanos da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP, tenente-coronel Cleidy Milanezi, além de oficiais e praças da PMBA.

“Este é um momento de grande importância simbólica para a Polícia Militar e para o povo baiano por marcar os 20 anos de um movimento de liberdade e tolerância religiosas, bem como de enfrentamento à intolerância e ao racismo”, destacou o tenente-coronel Jusceval. “Hoje temos 20 anos de estrada do Nafro, sendo que ainda há muito a trilhar”, informou.

O Nafro integra o Núcleo Inter-religioso da PM, que também é composto pelas representações católica, evangélica e espírita.

Fonte: DCS/PMBA