Ícone do site INFORMA1

Qualificação certifica 290 profissionais e abre caminhos para emprego e renda em Lauro de Freitas | SECOM

Profissionais de diferentes áreas foram certificados, nesta quinta-feira (18), em Lauro de Freitas, pelo Programa Manuel Querino, parceria dos governos estadual e federal, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A solenidade de certificação, realizada no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEP TIC), marcou a formação de 290 pessoas em cursos voltados para setores como Alimentos, Comércio e Atendimento, Construção Civil, Mecânica, Segurança, Serviços e Tecnologia da Informação.

O programa é voltado para a qualificação social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. Para a recém-formada operadora de caixa, Juliana Santos de Jesus, de 36 anos, o curso deu as ferramentas que ela precisava para se sentir pronta para o mercado de trabalho. “Já tinha trabalhado como operadora de caixa e eu sempre gostei de trabalhar em mercado. Agora é trabalhar e crescer, porque eu aprendi muito nesse curso. Agora eu sinto que eu estou realmente preparada para o mercado de trabalho”, dividiu a moradora de Lauro de Freitas.

Já o corretor de imóveis, Luís Machado, de 50 anos, viu a formação em hidráulica como uma oportunidade para incremento de renda. “O Governo do Estado trouxe para a nossa comunidade esse curso e eu vi uma oportunidade de crescimento, tanto como profissional, como pessoal mesmo. Para mim vai ser ótimo, porque eu já estou com 50 anos, saindo da faixa etária esperada para o mercado de trabalho, então é mais uma fonte de renda que eu tenho”.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, o Programa Manuel Querino se soma ao Qualifica Bahia, promovido pela Setre, na capacitação de 55 mil pessoas em 120 áreas desde 2023. “Estamos empenhados em promover possibilidades de geração de emprego e renda em toda Bahia. Ampliamos a oferta de trabalho, fortalecemos a rede SineBahia e, além disso, damos noções de empreendedorismo para quem quer atuar por conta própria”, disse.

O titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) ainda acrescenta que a Bahia liderou a geração de empregos na região Nordeste no último ano. “Também tivemos a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos. Então, estamos trabalhando intensamente para que mais pessoas possam ser empregadas ou tenham caminhos para desenvolver seu próprio negócio”, destacou Augusto Vasconcelos.

A cerimônia celebra a conclusão das turmas de áreas como administração, comércio, construção civil, gastronomia, segurança e energias renováveis. Em alguns cursos, os profissionais também tiveram aulas de informática e de idiomas, como inglês e espanhol.

A meta do programa, mediado pela Setre, é alcançar 1,6 mil profissionais, com prioridade para jovens, desempregados, trabalhadores em risco de perda de emprego e internos e egressos do sistema prisional.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Sair da versão mobile